CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/10/2014

    Iagro estabelece regras para a realização de rodeios no Estado

    Normas foram definidas pra evitar que os animais sejam machucados
     (Foto: Divulgação/Barretos)

    A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicou no Diário Oficial de hoje a portaria nº 3.211 que estabelece regras para a realização de rodeios em Mato Grosso do Sul. A partir de agora a organização do evento vai precisar disponibilizar atendimento médico aos participantes e um médico veterinários para os animais.

    De acordo com a publicação, a promotora do rodeio também terá de garantir a sanidade dos animais por meio do profissional de medicina veterinária, além de impedir maus tratos e injúrias de qualquer ordem. O transporte dos animais terá de ser em veículos apropriados e a arena de competições terá de ter bretes cercados com material resistente e piso de areia.

    Os apetrechos técnicos utilizados nas montarias não poderão causar injúrias ou ferimentos aos animais e as contas, cilhas e as barrigueiras devem ser confeccionadas em lã natural e com dimensões adequadas para garantir o conforto dos animais.

    A portaria também proíbe o uso de esporas com rosetas pontiagudas ou qualquer outro instrumento que cause ferimento nos animais. A entidade promotora do rodeio também deverá comunicar a realização das provas a Iagro com 30 dias de antecedência.

    No caso de infração a portaria, a Iagro poderá aplicar penalidades que vão desde a advertência por escrito até a suspensão definitiva do rodeio. A legislação passa a valer hoje.

    Os rodeios são as atividades de montaria ou de cronometragem e as provas de laço, nas quais são avaliados a habilidade do atleta em dominar o animal com perícia e o desempenho do próprio animal.



    Fonte: campograndenews/JE
    Por: 
    Priscilla Peres