CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/10/2014

    Costa Rica, MS: Dia Internacional do Idoso é celebrado com várias atividades

    Divulgação


    O Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro, foi celebrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – e o projeto Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’, com uma série de atividades.

    Logo pela manhã a equipe do CREAS ofereceu um café da manhã e promoveu uma roda de viola ao som da dupla Augusto César & Cristiano, para os idosos institucionalizados na ILPI – Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas.Conforme a coordenadora do CREAS, Lucinaura Filisbina, o objetivo da ação foi levar alegria para os idosos, bem como, levar mais atenção e carinho a eles. “É importante ressaltar que o idoso tem um papel importante em toda a sociedade. Eles são lideres, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntários”.

    O secretário de Assistência Social Waldomiro Bocalan ‘Biri’ destacou a importância das atividades. “Temos que trabalhar esse dia porque entendemos que muitos têm seus direitos violados. Através de eventos como esse e da participação nos grupos de convivência, a terceira idade toma conhecimento de quais são seus direitos garantidos através do Estatuto do Idoso”, ressaltou ‘Biri’.

    “Hoje, os direitos dos idosos estão sendo mais respeitados, mas é importante sempre divulgarmos para que eles possam exigir seu cumprimento”, acrescentou o subsecretário Antônio Félix ‘Tonin Felix’.

    A coordenadora do CREAS reforça que é preciso que as pessoas tenham a consciência que os idosos devem ser tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a estabilidade emocional deles. “Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa”, concluiu Lucinaura Filisbina.

    No período da tarde, os idosos estiveram reunidos com o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, com o secretário Biri, e com a coordenadora do Conviver, Sônia Ferraz, para encerrarem as atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso.



    Fonte: ASSECOM/PMCR/JE