CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/06/2021

    Junho Vermelho: colaboradores da Cassems se mobilizam para reforçar estoque de sangue do Hemosul

    ©DIVULGAÇÃO
    Movidos pela solidariedade, colaboradores da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) responderam ao convite da empresa para a campanha “Mostre que a Solidariedade está no seu Sangue”, de fortalecimento ao “Junho Vermelho”. Na manhã de ontem (22), os funcionários realizaram uma grande ação de doação de sangue, em parceria com o Hemosul. A coleta foi realizada na sede do plano de saúde, na capital, com o objetivo de despertar a consciência para a importância da doação voluntária, além de reforçar o abastecimento dos bancos de sangue.

    A técnica de Segurança do Trabalho, Fabíola de Deus, salienta que a participação dos colaboradores para a campanha foi intensa. “Nós tivemos 90 inscrições e ainda assim algumas pessoas ficaram na lista de espera. Muitas pessoas não tem disponibilidade de ir até o Hemosul e esperar para realizar a doação. Então, tornamos o processo mais prático! Aqui, eles saem do trabalho, realizam a coleta, fazem o lanche, retornam para as funções e depois ganham a folga que é prevista em lei”.

    De acordo com a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, o período de inverso é sempre uma época crítica para o hemocentro, que atende todo o Mato Grosso do Sul. Como o clima é muito instável, muitos voluntários acabam sofrendo com doenças respiratórias, o que os impede de realizar a doação. “Essas parcerias que o Hemosul tem com as instituições, como a Cassems, é que nos dá um alento, que nos dá um gás para abastecer os bancos de sangue, para a divulgação da causa”.

    Para a auxiliar de Faturamento, Daiana Silva, doar sangue já é uma prática. “Minha primeira doação foi para um amigo que sofreu um acidente e isso me motivou a doar de maneira voluntária, para outras pessoas. Existe uma necessidade grande de abastecer os bancos de sangue e esse é um ato de solidariedade”;

    A psicóloga organizacional Júnior, Aline Fernandes, explica que este é um gesto simples e que contribui para a vida de outras pessoas. “A parceria da Cassems e Hemosul deu muito certo! Pois, com a campanha, nós colaboradores tivemos a facilidade de doar no nosso local de trabalho”.

    Conforme afirma o conselheiro Fiscal da Cassems, Ricardo Bueno, o cenário pandêmico pede mais atenção ainda dos voluntários em relação à doação de sangue. “Pedimos para que todos os sul-mato-grossenses que puderem doem sangue! É muito importante, não tem perigo e é essencial para salvar vidas. Com a Covid-19, muitas pessoas precisam dos hemoderivados que vem do sangue”.

    ASSECOM

    ***