CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/06/2021

    CAPITAL| Novo decreto mantém Cidade na bandeira vermelha; confira o que abre e fecha

    Após ter reagido ao decreto estadual anterior, Marquinhos Trad comemora: 'Campo Grande nunca esteve na bandeira cinza'

    Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad ©ARQUIVO
    O governo do estado promoveu alterações nos critérios de classificação do Prosseguir e confirmou que Campo Grande está na bandeira vermelha. As alterações foram anunciadas nesta quarta-feira (23). Com isso, fique por dentro do que pode abrir e o que não pode em Campo Grande até o dia 30 de junho.

    O prefeito Marquinhos Trad (PSD), que após a imposição de medidas de restrição declarou que o comércio não é responsável pelo aumento de casos e decretou que Campo Grande seguisse o bandeiramento vermelho, comemorou a decisão do governo estadual em reconhecer a classificação da Capital. "Não acredito que mudaram a cor da bandeira. Creio que a cor da bandeira foi retificada, pois, dentro dos critérios estabelecidos pelo Prosseguir e pela sua pontuação Campo Grande nunca se enquadrou na cor cinza. Isso demonstra que a culpa do aumento dos casos não é do comércio. Estamos vermelhos e ao redor está laranja e até amarelo, tudo isso em 7 dias", pontuou.

    Para Trad, a mudança de Campo Grande para bandeira cinza em decreto publicado no dia 10 de junho foi errônea. Assim, determinou que o comércio de Campo Grande continuasse funcionando nesse período. Assim, apesar de não seguir o que o estado propôs, a Capital e cidades no entorno diminuíram seu grau de risco para covid, conforme o Prosseguir.

    Após as polêmicas, em que até prefeitos tucanos se recusaram a seguir as determinações de Reinaldo Azambuja (PSDB) - como em Três Lagoas e Ponta Porã, o governo anunciou, também, uma mudança estratégica nos critérios de classificação do Prosseguir, que foi alvo de questionamentos. A adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christinne Maymone, declarou que o programa alterou os indicadores de classificação.

    O que abre e fecha em Campo Grande

    Apesar da 'mudança' de bandeira por parte do governo estadual, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) havia publicado decreto no dia 14 de junho colocando Campo Grande como bandeira vermelha e determinando que os estabelecimentos seguissem o que determina o bandeiramento vermelho do Prosseguir.

    De qualquer forma, todos devem seguir algumas medidas já estipuladas em decretos anteriores como ocupação de no máximo 50% da capacidade dos estabelecimentos, uso de máscaras e distanciamento social. O toque de recolher permanece a partir das 21h.

    Vale ressaltar que a validade do decreto municipal vai até o dia 30 de junho.

    O que pode funcionar:

    Bancos e lotéricas

    Igrejas e templos religiosos

    Academias e locais para atividades físicas

    Lojas de materiais de construção

    Bares e restaurantes

    Cartórios

    Atacadistas

    Comércio Varejista

    Prestação de serviços

    Shoppings

    Feiras livres

    Salão de beleza e afins

    O que não pode abrir

    Eventos estão limitados: no máximo 50 pessoas ou até 40% do espaço e ter autorização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), além de seguir demais medidas como distanciamento de 1,5 m entre pessoas e uso de máscaras.

    Áreas comuns de condomínio.

    Por: Gabriel Maymone

    ***