CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/01/2020

    Secretaria de Fazenda alerta para golpe com boleto falso do IPVA

    Conforme o órgão, muitas vezes circulam diversas informações de contribuintes que afirmam ter recebido boleto falsos

    Só em Campo Grande, são 589.818 veículos registrados ©DIVULGAÇÃO
    A Sefaz (Secretaria de Fazenda) divulgou alerta sobre a existência de boletos falsos de recolhimento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). De acordo com o órgão, muitas vezes circulam nas redes sociais diversas informações de contribuintes que afirmam ter recebido boletos falsos para pagamento do tributo.

    Pensando nisso, a Secretaria de Fazenda elaborou algumas dicas para que seja possível atestar a autenticidade das guias de pagamento. A forma correta de conferir se o canhoto recebido é de fato verdadeiro leva em conta a verificação dos detalhes impressos na frente e no verso. Confira, abaixo, algumas instruções. 

    1- Janela com informações, instruções para pagamento do IPVA e verificação de autenticidade do documento: contém informações sobre a notificação para pagamento do IPVA, prazo de impugnação, opções de pagamento do imposto, como obter segunda via do Documento de Arrecadação (DAEMS), onde obter informações sobre o imposto e onde efetuar pagamentos em atraso e conferência do Documento de Arrecadação do IPVA.

    2- Mensagens do Governo do Estado do MS

    3- Janela com dados do destinatário

    4- Contém o nome do contribuinte e o endereço de correspondência do mesmo.

    5- Janela para uso dos Correios: contém campos para justificativa do motivo de não entrega da correspondência, bem como a data e a assinatura do responsável.

    Verso - O verso da notificação é composto de 7 canhotos. São eles:

    Primeira parcela - Destinado ao pagamento da primeira parcela do imposto, quando o contribuinte fez a opção pelo pagamento parcelado em até 5 vezes. O canhoto é composto dos campos: placa do veículo, data de vencimento da parcela (neste caso, 31/01/2020), código do tributo que está sendo recolhido (nesse caso, 213), código de barras, ano de referência do imposto (2020), número do documento (número interno de referência da SEFAZ-MS), valor da parcela a ser paga.

    Segunda parcela - Destinado ao pagamento da segunda parcela do imposto, quando o contribuinte fez a opção pelo pagamento parcelado em 5 vezes. A composição do canhoto é similar ao do canhoto da primeira parcela com vencimento 28/02/2020.

    Terceira parcela - Destinado ao pagamento da terceira parcela do imposto, quando o contribuinte fez a opção pelo pagamento parcelado em 5 vezes. A composição do canhoto é similar ao do canhoto da primeira parcela com vencimento 31/03/2020.

    Quarta parcela - Destinado ao pagamento da quarta parcela do imposto, quando o contribuinte fez a opção pelo pagamento parcelado em 5 vezes. A composição do canhoto é similar ao do canhoto da primeira parcela com vencimento 30/04/2020.

    Quinta parcela - Destinado ao pagamento da quinta parcela do imposto, quando o contribuinte fez a opção pelo pagamento parcelado em 5 vezes com vencimento 29/05/2020.

    Comprovante do contribuinte - Canhoto onde serão autenticados os pagamentos efetuados pelo contribuinte, de acordo com a modalidade de pagamento escolhida. 

    Cota única: Destinado ao pagamento do imposto em valor único, com desconto de 15% sobre o valor, com pagamento até 31/01/2020. O canhoto é composto dos campos: placa do veículo, data de vencimento da cota única, código do tributo que está sendo recolhido (nesse caso, 210), código de barras, data de referência do imposto (2020), número do documento (número interno de referência da SEFAZ-MS), valor do imposto já com o desconto de 15%.

    Mais opções - O contribuinte pode acessar a página de autoatendimento da Sefaz ou ir a unidade de fiscalização do IPVA para atendimento presencial, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 858, no Centro de Campo Grande. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Há ainda possibilidade de atendimento telefônico pelos números (67) 3316-7500 / 3316-7534 / 3316-7541 ou por meio da internet pelo Fale Conosco.

    Fonte: campograndenews
    Por: Viviane Oliveira



    Imprimir