CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/12/2019

    BATAGUASSU| Prefeitura inaugura reforma da Estratégia da Saúde da Família "Rita Guardini Pacheco"

    ©DIVULGAÇÃO
    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou ontem, dia 9 de dezembro, às 17 horas (horário de Brasília), a reforma da Estratégia da Saúde da Família (ESF) "Rita Guardini Pacheco" - ESF Central (rua Brasilândia, 604). O evento fez parte da programação comemorativa ao aniversário de 66 anos do município.

    No ato, a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso comentou que no início da primeira gestão da atual administração, o prédio do ESF Central - o mais antigo do município (construído na década de 70) - já havia sido reformado pela gestão anterior. “Devido essa reforma, nossa administração priorizou outras unidades de saúde para promover melhorias”, disse.

    Maria Angélica ressaltou, porém, que devido problemas estruturais com o telhado devido uma ação da natureza no início deste ano, houve a necessidade de se antecipar a reforma da unidade de saúde. “Fizemos uma reformulação e a equipe do Central passou a atender parte na unidade da ESF “Rubens Kimura” e parte no Centro de Especialidades Médicas, tudo com o objetivo de não comprometer os atendimentos voltados à população. Graças a Deus, estamos entregando essa reforma da unidade totalmente modificada e vamos dar continuidade ao nosso trabalho”.

    A secretária municipal de Saúde agradeceu ainda todos os servidores que se empenharam para a organização da unidade de saúde antes da inauguração.

    Presente na cerimônia, o vereador Dennis Thomazini lembrou da necessidade de se ofertar uma infraestrutura física de qualidade para o atendimento dos munícipes. “O momento é de progresso e para termos um serviço público de qualidade, é preciso oportunizar infraestrutura para dar boas condições de trabalho aos servidores e consequentemente atender a população com a qualidade que ela merece”, destacou o representante do legislativo.
    ©DIVULGAÇÃO
    O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) enfatizou que a reforma do Central é a 16ª obra entregue pela atual gestão somente na área da saúde. “Estamos promovendo investimentos em várias áreas, porém, definimos a saúde pública como prioridade para aprimorar cada vez mais os serviços ofertados na área”.

    Caravina salientou que além das obras físicas [reformas e construções de novas unidades de saúde], a administração tem promovido a ampliação de atendimentos à saúde. “Atualmente oferecemos atendimentos em 15 especialidades; temos feito a aquisição de equipamentos que muitas cidades com o porte de Bataguassu geralmente não possuem como o mamógrafo, que temos na nossa Clínica da Mulher; o nosso tomógrafo que temos no Centro de Imagem - Tomografia) e caminhamos agora para a inauguração do Centro de Hemodiálise. Isso demonstra a preocupação com que a administração tem com as questões relacionadas a saúde”, discursou.

    O gestor, que é presidente da Assomasul, lembrou ainda que o ESF Central é a unidade de saúde que possui o maior número de famílias a serem atendidas e que contará com serviço de pediatria. “Vamos continuar trabalhando para que mais investimentos aconteçam até o final do ano que vem”, finalizou.

    Estiveram presentes no evento, secretários municipais, vereadores e servidores da área da saúde.

    Reforma

    Unidade de saúde mais antiga do município, o ESF Central oferta atendimento à 1.200 famílias residentes no Centro, Jardim Real, parte dos bairros Jardim Solitto e Jardim Santa Maria além de famílias residentes nas áreas rurais pertencentes ao município (fazendas e assentamentos).

    Entre as melhorias, foram construídas sala para reuniões/grupo, copa, sanitários para funcionários e público (masculino/feminino) e adaptados para portadores de necessidades especiais; consultório odontológico, sala para curativo, sala para vacina, sala de inalação, sala de observação, consultórios médicos, sala para coleta de exames papanicolau além de recepção, abrigo para ambulância coberta, saída de emergência, estacionamento e área de paisagismo. Foram investidos R$ 361.798,89 em recursos próprios.
    ©DIVULGAÇÃO
    Homenagem

    Durante a solenidade, houve uma homenagem a "Rita Guardini Pacheco”, enfermeira nascida em 1956, que prestou relevantes serviços a saúde pública do município; e assistência social em prol dos pacientes mais necessitados.

    Rita atuou no período de 1990 até 2006 na Santa Casa de Bataguassu e faleceu em 2006 vítima de um acidente de trânsito ocorrido na cidade de La Paz, na Bolívia. Rita emprestará seu nome para a unidade do ESF Central.

    No ato, seu esposo Dr. Oswaldo Pacheco e demais familiares receberam uma placa de homenagem da atual administração. 





    Por: Bianca Lima


    Imprimir