![]() |
Hydnora africana |
A Hydnora africana é uma espécie de planta "morta-viva", porque, às vezes, sem nem ao menos desconfiar que ela está lá, ela expele um odor horrível que contamina o lugar com facilidade. Claramente, não é uma planta comum. Ela é uma das poucas que possui uma superfície escamosa.
A H. africana é um parasita. Em grande parte do continente africano, elas se organizam em um emaranhado de raízes ligadas ao sistema radicular das plantas Euphorbia, que são mais auto-suficientes. Logo, a H. africana apenas suga os açúcares de seus canais condutores de seiva.
Ela é muito parecida com um fungo, na verdade. Depois de um longo período de crescimento lento, finalmente vemos os frutos do seu trabalho. Ela desabrocha em uma flor, bem parecida com um cogumelo. Além disso, a H. africana libera um odor terrível que fede a fezes.
Esses insetos são essenciais para a propagação dessa planta por meio da polinização. Ao saírem, os besouros carregam inevitavelmente o pólen consigo e o depositam em outra planta, gerando sua fertilização. Os besouros chegam até mesmo a se alimentar do pólen dessas flores, fazendo que ela gere cada vez mais pólen dentro de si.
Fonte: RealMonstrosities/JE
Por: Priscila Nayade/JC
Foto: Divulgação