CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/06/2019

    CAPITAL| No Dia do Meio Ambiente, vereadores entregam Prêmio Ecologia e Ambientalismo

    ©DIVULGAÇÃO
    Nesta quarta-feira (5), em que é celebrado o Dia do Meio Ambiente, vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagearam pessoas dedicadas à causa ambiental, durante Sessão Solene de entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo, com a outorga da Medalha Legislativa “Francisco Anselmo de Barros”. A sessão foi proposta pelo vereador Eduardo Romero, vice-presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Casa de Leis. 

    Romero considera que não é possível falar de cuidado ao meio ambiente sem pensar no básico, que é o cuidado com o outro. “Não consigo cuidar do meio ambiente se eu não cuidar de mim, do próximo. Não dá para pensarmos na preservação dos córregos, no desmatamento do Parque dos Poderes se não olharmos para dentro de nós. Não adianta postarmos uma foto de arara na rede social sem nos preocuparmos se daqui um ano aquele mesmo coqueiro onde ela estava continuará lá”, exemplificou. 

    O vereador avalia que não há leis suficientes para garantir essa preservação se os agentes, ou seja, o cidadão não compreender que essas legislações têm função de garantir sua qualidade de vida. Por isso, a reflexão sobre os exemplos a serem seguidos e os legados deixados. Esses foram quesitos para a escolha do nome da Medalha Legislativa em homenagem a Francisco Anselmo de Barros, conhecido como Francelmo, jornalista e ativista em defesa do meio ambiente, que sempre se dedicou a debates sobre o tema. “Ele deu a vida pela causa; inspirou e continua inspirando na defesa do meio ambiente”, afirmou o vereador Eduardo Romero. 

    O legado de Francelmo foi representado pelo seu sobrinho Leonardo Sampaio Costa, gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), um dos homenageados no evento. “Sinto-me duplamente homenageado, pois levo no coração o nome da pessoa que me ensinou valores e o amor incondicional pelo meio ambiente. Nós, sobrinhos, chamávamos meu tio Francelmo de ‘tio chefe’ e tenho uma teoria de que ele foi um líder para os mais novos”, disse. 

    Leonardo recordou dos ensinamentos de seu tio, que o levava junto dos demais sobrinhos para os parques ou para o Pantanal. “Nos ensinava toda a magnitude da natureza; nunca foi ativista apenas numa sala com ar condicionado, era um apaixonado pela natureza, por estar na natureza, ao ar livre e divulgando a Cidade Morena como a mais verde que conhecia”, disse. Ele recorda que Francelmo era pacifista, não discutia sobre política ou futebol, mas não fugia da luta ambiental, fazendo até mesmo protestos isolados para salvar uma árvore, por exemplo. “Suas atitudes não foram em vão. Frutos são colhidos até hoje. O sonho não acabou; Francelmo vive nas atitudes daqueles que ensinou”, mencionou, depois de recordar protesto feito por dois sobrinhos que colocaram placa contra poda radical em um ipê. 

    Falando em nome dos homenageados, Maria Bernardete Durante, assessora há sete anos do Conselho de Meio Ambiente, agradeceu o reconhecimento de todos aqueles que se dedicam de coração a fazer o que gostam, com o mesmo objetivo de preservar o meio ambiente e educar filhos e netos a proteger o meio ambiente para garantir uma cidade melhor para se viver. A presidente do Conselho, Rosângela Rocha Gimenez, destacou a importância do prêmio para reconhecer os trabalhos, o que lhe deu vontade de fazer ainda mais pela causa. 

    Engenheiro ambiental, mestre em Meio Ambiente e doutor em tecnologias ambientais, o professor universitário Hugo Henrique de Simone Souza falou do desafio de trabalhar a transformação das pessoas para ampliar as ações de conservação. “É uma responsabilidade compartilhada, em que todos precisam somar esforços”, afirmou. 

    O tenente-coronel Edmilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental, destacou a importância de homenagear pessoas que trabalham na causa ambiental, “pois todas as riquezas saem do meio ambiente, que precisa estar equilibrado para garantir qualidade de vida”. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luís Eduardo Costa, completou que o time que atua no poder público “jamais teria êxito em suas ações sem o conjunto de cidadãos que executa esses trabalhos de forma dedicada”, comentando ainda sobre algumas ações para arborização e o convívio da população de forma harmoniosa com meio ambiente. 

    No começo da sessão solene, houve apresentação de dança do Grupo Arara Azul, composto por estudantes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na Semana do Meio Ambiente, a Câmara sedia mais ações voltadas à conscientização. Na segunda-feira, houve lançamento da campanha “Onde tem Queimada, não tem saúde. Na sexta-feira (7), às 14 horas, haverá acontece o Painel Internacional Drenagem Urbana-Desafios e Oportunidades.

    Sobre Francelmo - Francisco Anselmo de Barros, mais conhecido como Francelmo, foi um jornalista e ativista em defesa do meio ambiente. Lutou em várias frentes, especialmente contra a instalação de usinas de álcool na região do Pantanal. Em 2005, percebendo que a questão ganhava força, ao final de uma mobilização contra a instalação das usinas sucroalcooleiras ateou fogo contra o próprio corpo, em 12 de novembro de 2005, e faleceu.

    Confira a lista de homenageados:

    Ademir Santana - Ezequias Martins dos Santos e Jerceleide de Moraes Gauna

    Ayrton Araújo do PT - Marjolly Priscilla Shinzato

    Betinho - Naiara Gomes de Menezes e Leticia Laura de Oliveira Bavutti

    Carlão - Gilberto Sanches Egydio e Cristiano Silva

    Chiquinho Telles - Eliane Crisostomo Dias Ribeiro e Douglas Henrique Melo Alencar

    Dr. Loester - Sidiclei Carneiro da Silva e Evanildo Ribeiro Firmino

    Dr. Wilson Sami - Flávia Mendes dos Santos e Aline Balta Vianna

    Eduardo Romero - Alcides Faria e Alessandro Menezes de Souza

    Enfermeira Cida Amaral - Zirleide Silva Barbosa e Celina Aparecida Dias

    Fritz - Rodrigo Pereira de Albuquerque e Bruno Maddalena

    Gilmar da Cruz - Jefferson Verão Quevedo e Maria Bernardete Durante

    Junior Longo - Vinicius Vitiritti Ferreira Zanardo e Gileno Coelho de Araújo

    Pr. Jeremias Flores - Luiz Antônio Freitas de Almeida e Lucas Rodrigues Vieira

    Veterinário Francisco - João Gomes de Oliveira Neto e Nilson Carlos Pimentel

    William Maksoud - Ana Cristina Amador de Souza Bergler e Taciana Noriko Fernandes Orikassa Elias

    Câmara Municipal: 

    Leonardo Sampaio Costa 

    Jorge Gonda 

    Analice Silva da Cruz 

    Haroldo Martins Borralho 

    Rodrigo Gomes da Silva Motta 

    Hugo Henrique de Simone Souza 

    Mário Mantovani 

    Claudinei Menezes Pecois 

    Julio Cesar Sant´Ana da Silva 

    Rosildo Gomes Barcellos Junior


    ASSECOM



    Imprimir