CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/01/2021

    Como os códigos de barras ajudam no crescimento do e-commerce

    O uso dos códigos de barras traz benefícios para todas partes da cadeia de compra, principalmente na que diz respeito ao cliente. O texto a seguir vai mostrar como os códigos de barra ajudam no crescimento do e-commerce, não deixe de ler até o final. 


    O sistema de códigos de barras que utilizamos aqui no Brasil, surgiu há bastante tempo nos Estados Unidos, mas só foi implementado aqui na década de 80. 

    Hoje em dia existem diversos tipos de simbologias de códigos, não intercambiáveis entre si, que utilizam letras e números representados por barras pretas e brancas, porém indecifráveis por nós. 

    Os códigos de barras facilitam os processos logísticos 

    Os códigos de barras conseguem melhorar diversos setores, além do e-commerce, a logística também vem colhendo os frutos. 

    Ganhar uma margem competitiva em logística requer precisão de tempo, rastreamento e consistência. Além de ter um baixo custo de implantação e ser de uso global, o código de barras entrega uma precisão eficaz. 

    Quando o uso do código de barras está associado á uma boa logística, pode trazer diversos benefícios. Como no abastecimento de estoque e gestão de inventário, facilidade de uso, exatidão na leitura e outros. 

    Mesmo diante dos surgimentos de outras tecnologias, o uso dos sistemas de código de barras tem se mantido estável. Ao contrário do que se imaginava há alguns anos, ele não se tornou obsoleto e cada vez mais o seu uso tem sido aprimorado com a integração computacional. 

    Algumas vantagens desse sistema: 

    · Precisão: Para cada mil caracteres digitados por operador, há uma media de 10 erros. O sistema de código de barras também chamado de EAN 13 tem uma média de um erro por cada 3 milhões de caracteres. 

    · Facilidade de implementação: O tempo de aprendizagem dos operadores é muito rápido, menos de 15 minutos. Sem contar com os baixos custos do sistema, muito mais baixos que outros meios de entrada de dados. 

    · Agilidade: O tempo médio de leitura de uma etiqueta de 12 caracteres é igual ao toque de duas teclas do computador, extremamente rápido. 

    · Eficácia de custos: Os sistemas de código de barras têm um período de retorno comprovado de 6 a 18 meses, e proporcionam extrema confiabilidade em uma grande variedade de aplicações de coleta de dados. 

    Ou seja, seu valor está não apenas na economia de tempo, mas também na prevenção de erros dispendiosos. 

    Leitura Recomendada: 


    Como implementar um sistema eficiente de código de barras? 

    Para fazer uma implantação eficiente de um sistema de código de barras em sua empresa, você deve se atentar nos seguintes pontos: 

    · Espessura das barras: O aparelho pode ter dificuldade para ler os códigos caso as barras sejam estreitas, gerando erros de leitura. Dê prioridade para barras mais largas. 

    · Ignore as letras: Quando é usado apenas combinações numéricas, facilita a leitura penas maquinas, dessa forma agilizando o processo. 

    · Crie números pares: Quando a codificação é com números pares, também fica mais facilita a leitura dos aparelhos, permitindo uma identificação mais rápida dos produtos. 

    EAN é benéfico para e-commerce, buscadores e consumidores 

    O uso do EAN já pode ser utilizado no e-commerce, mesmo muita gente não sabendo disso. Seus benefícios são incríveis, ajudando lojistas, comparadores de preço e claro, o consumidor final. 

    Atualmente, todos os varejistas têm acesso a 13 dígitos que acompanham cada mercadoria, mas apenas os maiores players reconhecem a importância de EAN e exibem ele nas páginas dos produtos. 

    Uma prática cada vez mais comum pelo consumidor, quando ele pesquisa e experimenta na loja física para depois comprar na loja online, o que é chamada de Showrooming. 

    Os aplicativos para buscadores utilizam a câmera do smartphone para fotografar o código de barras do produto na loja física e enviam ofertam do canal online para o cliente. Ou seja, o EAN passa a ser fundamental para as vendas da loja virtual. 

    Sem o uso do EAN, o consumidor que vai procurar certo produto na internet, vai receber resultados similares, mas com diferenças nas especificações técnicas que podem passar despercebidas. 

    O uso do EAN aumenta a competitividade da loja online, quando é agrupada a oferta junto às mais relevantes para o mesmo produto. Além de diminuir a incidência de erros no processo de devoluções ou trocas de produtos. 

    Dessa forma, o envio de produtos parecidos, mas com algumas diferenças é drasticamente reduzido. Erros como: Cor, modelo ou tamanho diferente tendem a não aparecer com frequência, assim diminuindo os custos da loja com logística reversa. 

    A implantação do código EAN junto aos produtos do e-commerce deve ser feita por cada varejista. Cabe aos gestores que ainda desconhecem entenderem que o EAN vai de encontro a uma tendência mundial e tem tudo para fortalecer a loja virtual

    Como o código de barras ajudam no crescimento do e-commerce 

    O continuo crescimento do e-commerce se deve por diversos fatores, os principais são derivados da tecnologia que oferecem melhorias para entregar uma melhor experiência ao consumidor. 

    Dessa forma, o código de barras conseguiu evoluir o comercio físico e o comercio eletrônico de várias formas. Como a alternativa de incluir informações diferentes em um mesmo código. Entregado mais dados aos varejistas e melhorando a experiência de compra do consumidor. 

    Assim, como falamos anteriormente, a identificação através do código de barras é cada vez mais precisa, o cliente encontra realmente o que ele está buscando, gerando uma satisfação maior. Isso aumenta a taxa de recompra na loja virtual, gerando muito mais dinheiro

    As compras continuam as mesmas, mas a forma que se busca e que se finaliza a compra mudou, a exigência de não perder tempo e buscar um produto mais barato é cada vez maior por parte dos clientes. 

    Assim, o uso dos códigos de barras ajuda de forma significativa para que o e-commerce continue crescendo e acompanhando essa tendência. Os benefícios que os códigos trazem, são diretamente sentidos na parte mais importante do e-commerce, o consumidor final. 

    Talvez, antes dessa leitura, você não tenha percebido ainda o valor que os códigos de barras tinham para o e-commerce. Mas agora você entende que ele é peça fundamental para qualquer loja vender mais e para fortalecer o mercado como um todo. 

    Acreditamos que nem todos tenham ciência disso, por isso, marque um amigo para tirar 3 minutos apenas para ler esse conteúdo!


    ***