CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/10/2018

    Prefeitura inaugura monumento da Maria Fumaça neste quarta-feira

    ©Divulgação
    Os cantores Geraldo Espíndola e Almir Sáter vão comandar a festa da entrega da 1ª etapa da Requalificação da Orla Ferroviária, que contará com a inauguração do Monumento da Maria Fumaça. O evento acontece nesta quarta-feira (10), às 19 horas, na Orla Ferroviária, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Antônio Maria Coelho.

    A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Governo do Estado, apresenta aos campo-grandenses um grande show com música inédita do Geraldo Espíndola feita especialmente para a ocasião. Já Almir Sáter finaliza a festa com grandes sucessos de sua carreira.

    O evento, que marca o centenário da elevação de Campo Grande a categoria de cidade, está sendo promovido pela Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Plaenge, Engepar e Fort Atacadista.

    Nesta primeira etapa será inaugurado o monumento da Maria Fumaça, que tem 5 metros de altura, 20 de comprimento e cerca de 20 toneladas. O monumento ficará suspenso em um balanço que dará a impressão que ele levantará vôo. Também haverá um totem com QRCode com um texto informativo da Maria Fumaça, produzido pelo prof. Paulo Cabral, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

    “A Maria Fumaça vai ficar em balanço, então vai parecer que ela está pegando voo, trazendo essa história consigo”, explica a diretora-presidente Berenice Jacob.

    Essa primeira entrega está sendo realizada com as parcerias da Plaenge, que comprou e instalou a Locomotiva, do Fort Atacadista, responsável pelo paisagismo; da Solurb, que está colocando as lixeiras e instalou o contêiner para a Guarda Municipal, além de ter feito a pintura do pontilhão da Antônio Maria Coelho. A Engepar foi parceria ao fazer o transporte da Maria Fumaça. E por fim, o Jardim Japonês será realizado pela Colônia Japonesa.

    Demais etapas

    No projeto completo, a Orla Ferroviária passará por uma requalificação geral que mudará completamente sua estrutura. O espaço vai receber bicicletários, totens com QRCode, wifi livre (já está funcionando), equipamentos esportivos e intergeracinais, playground e habitações de interesse social. O projeto da Orla Ferroviária vai da Avenida Mato Grosso até a Afonso Pena, e também da Avenida Calógeras, entre as ruas 7 de Setembro e Antônia Maria Coelho.

    A ideia é que o projeto mude completamente a cara do local, trazendo mais segurança, de modo que as pessoas passem a ocupá-lo definitivamente.

    ASSECOM


    Imprimir