CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/10/2018

    Incentivando a Canoagem sul-mato-grossense, Carlão entrega homenagem aos atletas Rufino, Patrick e Ubirajara

    ©Divulgação
    Durante a Sessão ordinária desta terça-feira (9), da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) homenageou com Moção de Congratulações a atletas da Canoagem Sul-mato-grossense. Carlão destacou seu reconhecimento a trajetória de sucesso do atleta Paraolímpico Fernando Rufino de Paulo, reconhecido internacionalmente como Cowboy de Aço. O desportista é Natural de Eldorado - MS chegou a disputar torneios de rodeio, mas o sonho acabou sendo interrompido por um acidente que o deixou paraplégico. A paracanoagem tornou-se sua modalidade esportiva.

    “Em 2014 foi Campeão Brasileiro, Panamericano, Sul-americano e Vice Campeão Mundial de ParaCanoagem. Em 2015 Campeão Brasileiro, Panamericano, Sul-americano e 3°colocado no Campeonato Mundial de ParaCanoagem. Em 2017 Campeão Brasileiro e Sul-americano e em 2018 Campeão Brasileiro e Panamericano. Um super atleta paraolímpico que faz de sua trajetória no esporte um exemplo a todos buscam superar seus limites”, destacou o vereador Carlão.
    ©Divulgação
    O parlamentar também homenageou ao atleta Paraolímpico Patrick Pisoni Loureiro, vítima de um acidente ocorrido quando tinha 20 anos de idade no qual perdeu parte da perna direita. Atleta de Canoagem desde 2015 e já conquistou duas medalhas de prata na categoria KL3 nas provas de 500m e 200m. Atualmente além da canoagem, dedica-se ao futebol para amputados.
    ©Divulgação
    O canoísta Ubirajara Carlino também foi Congratulado com Moção por seu desempenho na canoagem. Em 2017, competiu quatro vezes no Campeonato Brasileiro, modalidade decida em corredeiras, obtendo duas vezes a quinta colocação. Ainda em 2017 competiu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Velocidade obtendo a quinta colocação nos 500m e a quarta colocação nos 200m na modalidade K1. Em 2018, conquistou 03 medalhas de prata no Campeonato Brasileiro de Canoagem, tornando-se assim o primeiro atleta sem deficiência a trazer medalhas para a canoagem de Mato Grosso do Sul. Em setembro foi medalha de ouro na etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem, modalidade descida - estilo provas de Sprint e Clássica. Com estes resultados, está fortemente cotado para ser convocado a representar o Brasil no Sul-Americano na Argentina em Dezembro de 2018.

    Agradecimentos – Rufino afirmou estar muito feliz com a homenagem oferecida pelo vereador Carlão, aprovada pelo Poder Legislativo de Campo Grande. Para ele, a Moção serve como uma força a mais na luta pelo bom desempenho no esporte.

    “Sempre sonhei em me destacar no esporte. Antes do acidente era no Rodeio que eu sonhava obter sucesso. Agora como atleta paraolímpico tenho conquistado melhores resultados ainda, sei que meu sucesso estimula outras pessoas, deficientes ou não a superarem seus limites. O céu é o limite!” afirmou.

    ASSECOM


    Imprimir