CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/07/2018

    APARECIDA DO TABOADO| Campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será em agosto

    ©Divulgação
    Crianças de 12 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) deverão se vacinar contra a Poliomielite e Sarampo. A campanha nacional de vacinação ocorrerá entre os dias 06 e 31 de agosto. O Dia D será realizado no dia 18 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde.

    A vacinação ocorrerá em todas as seis unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Para vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança, cartão do SUS e o cartão da unidade. Para o Dia D, todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h (horário de Brasília).

    Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino, é importante que todas as crianças aparecidenses que fazem parte do público-alvo se vacinem. A vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

    Poliomielite e sarampo

    Conhecida popularmente como 'paralisa infantil', a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.

    A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

    Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

    ASSECOM


    Imprimir