CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/06/2018

    Em palestra, Enfermeira Cida Amaral alerta adolescentes sobre os riscos e a importância da prevenção de queimaduras

    ©Divulgação
    A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), ministrou duas palestras na escola Professor Silvio Oliveira dos Santos. Uma ocorreu durante a noite de terça-feira (05) e outra na manhã da sexta-feira (08). As palestras fazem parte da Semana Municipal de Prevenção à Queimadura. As apresentações foram para adolescentes do 3º ano, Curso normal Médio, Curso Técnico de Enfermagem e Eletroeletrônico. As palestras foram acompanhadas pela diretora Jaqueline Dias e o professor Silvano Aparecido Francisco.
    ©Divulgação 
    Durante a palestra a vereadora falou sobre perigos e riscos durante festas (Festas juninas, bife na chapa, churrasco), empinar pipa próximo à fiação elétrica, a exposição ao sol depois das 10 da manhã até as 16 horas da tarde. Além de queimaduras térmicas, elétrica e química. Queimaduras de 1º grau (vermelhidão na pele), 2º grau (Formação de bolhas profundas, destruição completa da pele) e de 3º grau (Exposição de tecidos nobres, osso tendão ou inervação). O que não fazer em casos de queimaduras, perigos em casa, perigos no trabalho e o que fazer em caso de pegar fogo na roupa.

    A vereadora Enfermeira Cida Amaral é autora do Projeto de Lei, que institui a Semana de Prevenção de Queimaduras na Capital e explicou a importância da Lei. “Quem passou por essa questão de queimadura sabe o que estamos falando e o porquê que eu tive tanto empenho em transformar um Projeto em Lei, cada um que está aqui faz parte desse processo. Eu tive a oportunidade de trabalhar no Hospital da Santa Casa, e desses quase 30 anos que estive lá, 20 anos trabalhei direto no serviço de tratamento de queimaduras e, cada paciente que chegava para o tratamento é uma família que está sofrendo. A queimadura deixa marcas para sempre, seja física ou psicológica. Acreditamos na prevenção, precisamos fazer mais, precisamos de políticas públicas efetivas, que resolvam os problemas da população, mas tem problemas que podemos evitar como a queimadura, que é uma questão de saúde pública”, discursou a vereadora.

    ASSECOM


    Imprimir