CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/06/2018

    COSTA RICA| Cidade tem decoração especial para a Copa do Mundo

    Camisetas dos funcionários da prefeitura de Costa Rica tem cores que homenageiam as duas seleções.

    Avenida principal da cidade com as cores das duas seleções - Foto: Prefeitura de Costa Rica / Divulgação
    Muitos já confundiram o nome da cidade de Costa Rica, que fica a 328 quilômetros de Campo Grande, com o país da América Central, adversário da seleção brasileira na próxima sexta-feira (22), na copa da Rússia.

    Moradores da cidade se preparam como nunca para torcer contra o time do país com o mesmo nome do município. Apesar de, no uniforme dos funcionários públicos da prefeitura estar escrito "Costa Rica - Brasil", eles torcem para que, na ordem do mundial, o Brasil fique na frente.
    Camiseta dos funcionários da prefeitura de Costa Rica com cores que homenageiam as duas seleções - Foto: Prefeitura de Costa Rica / Divulgação
    Luciana Aguiar, moradora da cidade, conta que o uniforme dos funcionários foi criado justamente para homenagear as duas seleções. O Amarelo representa o Brasil, o azul, o país de Costa Rica. Todas as sextas-feiras eles usam a camiseta, mas nessa sexta-feira (22) será diferente: é para dar muita sorte para o time sob o comando de Tite.

    “As pessoas que não são daqui sempre brincam com a gente. Perguntam para quem vamos torcer. Eles até palpitam e pedem pra gente torcer para Costa Rica por que do jeito que o Brasil está, acham melhor torcer contra”, brinca.

    Luciana, que trabalha na prefeitura ,disse que um telão será disponibilizado na parte central da cidade para moradores assistirem o próximo jogo da seleção. O município espera um público de 300 pessoas, número maior do que na estreia do Brasil na Copa do Mundo.
    Funcionários do Hospital de Costa Rica prontos para assistirem o jogo da seleção brasileira - Foto: Igor Santana / Divulgação
    Localizada no norte de Mato Grosso do Sul, o município de 25 mil habitantes está a quase 5 mil quilômetros do país caribenho Apesar da distância e da diferença entre os dois locais, nesta sexta-feira eles terão algo em comum: torcer pela sua seleção, direto de Costa Rica.
    Cachoeira em Costa Rica é ponto turístico da cidade e belezas naturais ajudou na escolha do nome - Foto: Prefeitura de Costa Rica / Divulgação
    "Em nosso coração, cabe mais de uma nação"

    Os costa-riquenses explicam que apesar do nome ser igual, o "Costa Rica" de MS tem um significado diferente. Costa é do sobrenome do fundador da cidade, José Ferreira da Costa, e a palavra Rica, refere-se às belezas naturais do município.

    Para o bisneto de Costa, Kayro Augusto, que nasceu na cidade, ele explica que o nome do município já foi alvo de algumas brincadeiras de amigos de outras regiões, pois confundem as duas localidades.
    Bisneto do fundador de Costa Rica, José Ferreira da Costa, em frente a estátua do bisavô - Foto: Arquivo pessoal 
    “Na época de faculdade, algumas pessoas já perguntaram se eu era do país e eu levava na brincadeira. Em período de jogos, eles ainda insistem de qual Costa Rica eu sou. Mas para essa próxima partida, eu vou torcer muito contra o nome da minha cidade! E acredito que o Brasil vai ganhar por 2 a 1" brinca o bisneto do fundador

    Por Flávio Dias, G1MS, Campo Grande


    Imprimir