Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/05/2018

    Campanha de vacinação contra aftosa será lançada oficialmente no dia 9

    Previsão é que sejam imunizados 21 milhões de bovinos e bubalinos em MS

    Em MS, a estimativa é de vacinação de 21 milhões de cabeças ©Divulgação
    O governo de Mato Grosso do Sul lança oficialmente nesta quarta-feira (dia 9) a campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. O período de imunização teve início no dia 1º deste mês e cerca de 21 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos, deverão ser vacinados. O lançamento será na Fazenda Embriza, localizada no km 04 da BR-163, nº 462, em Campo Grande.

    A cerimônia de abertura contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, e do diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

    A campanha de vacinação, iniciada no início deste mês, encerra-se no dia 31 para os proprietários das regiões do Planalto e Fronteira, já os produtores do Pantanal podem imunizar o rebanho até 15 de junho.

    Conforme o calendário oficial, o registro da vacinação deve ser feito até 15 de junho para produtores do Planalto e Fronteira. Já a região do Pantanal tem até 2 de julho para regularizar o registro no sistema da Iagro. O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa.

    Reconhecimento – No mês passado, todo o Brasil foi reconhecido como área livre de aftosa, com vacinação. A decisão chega após 123 anos de ações contra a doença, que teve o primeiro foco no país em 1895 e o último em 2006. Mato Grosso do Sul, há 12 anos, também comemora território sem registro de Febre Aftosa.

    Fonte: campograndenews
    por: Osvaldo Júnior
    Imprimir