CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/04/2018

    PONTA PORÃ| Vereadores destacam importância das eleições de 2018 e avaliam resultados de audiência pública

    Vereadores promoveram uma sessão marcada por debates em torno de candidaturas locais para as eleições deste ano. Também destacaram importância de projetos de leis aprovados e os resultados de audiência pública sobre a Zona Azul ©Lécio Aguilera
    A necessidade de Ponta Porã voltar a ter representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, como forma de garantir um tratamento especial na solução dos problemas que preocupam a população fronteiriça, foi um dos principais temas dos debates ocorridos na sessão ordinária de terça-feira, 03 de abril. 

    Os vereadores destacaram a importância de Ponta Porã ter vários candidatos aos cargos mais importantes nos parlamentos, como deputado federal e deputado estadual. Por isso alguns vereadores estão trabalhando para viabilizar suas candidaturas na eleição de outubro deste ano. 

    Tudo indica que os eleitores de Ponta Porã terão várias opções para votar, com o lançamento de candidaturas de políticos locais para os cargos em disputa no segundo semestre deste ano. 

    A sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 03 de abril, também foi marcada por pronunciamentos dos vereadores sobre os resultados da audiência pública sobre a instalação da zona azul na área central da cidade. 

    Os parlamentares avaliaram como positivos os resultados da audiência realizada na semana passada em que houve uma participação importante de representantes de diversos segmentos da sociedade local. 

    O presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, foi elogiado pelos colegas por conta da realização da audiência proposta pela Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, Trabalho, Agricultura, Indústria e Comércio, formada pelos vereadores Agnaldo Miudinho (presidente), Wanderlei Avelino (vice-presidente) e Edevaldo Mattoso (relator). 

    Aprovação de projetos 

    Durante a sessão os vereadores também destacaram a importância dos projetos de lei aprovados pela Casa nas últimas sessões, que contemplam diversas necessidades da população. 

    Na sessão do dia 27 de março, os parlamentares aprovaram três projetos de lei. Um deles instituindo a Semana do Guarani. Outro projeto aprovado instituiu o Programa Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore. Também foi aprovado o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a adotar o Programa de Prevenção às Drogas, denominado “Esporte Sim. Drogas Não”. 

    O projeto de lei que criou a Semana do Guarani é de autoria do vereador Edinho Quintana. O objetivo principal é valorizar a cultura guarani, especialmente no ambiente escolar, destacando as ricas tradições culturais da fronteira. 

    Já o projeto de autoria dos vereadores Candinho Gabinio (presidente da Câmara), Edevaldo Mattoso e Wanderlei Avelino, instituiu o programa “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore que visa despertar a consciência ecológica na população pontaporanense. 

    Por sua vez o projeto de lei que criou o programa Esporte Sim. Drogas Não, visa proporcionar entre as crianças, adolescentes e jovens, acesso à prática esportiva, em diversas modalidades, como forma de garantir vida saudável ao público jovem. O projeto é de autoria do vereador Farid Afif. 

    Ainda durante a sessão da semana anterior, os vereadores promoveram diversas homenagens, destacando pessoas e entidades que prestam relevantes serviços à comunidade. De autoria do vereador professor, doutor Daniel Marques, os parlamentares homenagearam a dupla Henrique e Rafael, que recebeu Votos de Louvor pela importante divulgação dos sons e vozes das terras dos ervais por todos os rincões do Brasil. 

    Também recebeu homenagem o advogado e produtor rural, André Cardinal Quintino, presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã pelo êxito na organização da 44ª Exporã. Por iniciativa do vereador Jelson Bernabé, o dirigente sindical recebeu Votos de Louvor, por conduzir a realização da Exporã, Feira Agropecuária que representa o marco de desenvolvimento de um Brasil que trabalha e produz, atraindo expositores e visitantes de diversas regiões do país e do exterior. 

    O servidor público Luiz Plácido Junior, assessor do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal também recebeu um certificado de votos de louvor como reconhecimento à excelência dos relevantes serviços prestados à Câmara, por sua postura e parceria nas atividades que envolvem trabalho, criatividade e disponibilidade, contribuindo ativa e prontamente na execução das ações do Legislativo Municipal. 

    A homenagem foi proposta pelo vereador Edevaldo Mattoso Barbosa que também propôs e recebeu aval dos demais colegas para homenagear o presidente da Casa de Leis, Candinho Gabínio. “Que sempre agiu com dignidade e respeito ao cidadão comum, por sua postura e parceria nas atividades legislativas que vão de encontro aos interesses do bem coletivo da população”. 

    Já o vereador Laércio Martins propôs a concessão de Votos de Congratulações ao professor Eronides Vital Barros, como reconhecimento à excelência dos relevantes serviços prestados à comunidade, de forma especial pelo projeto de Hortas Ecológicas desenvolvido nas escolas do município há 12 anos, incentivando crianças e jovens a produzirem alimentos saudáveis, promovendo a sustentabilidade como modo de melhorar a qualidade de vida da população pontaporanense. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir