CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/04/2018

    Akira Otsubo anuncia que disputará eleições para deputado estadual

    A decisão foi tomada na manhã de segunda-feira (9), durante reunião com líderes do MDB, em Campo Grande. 

    ©Sergio Melucci 
    Na manhã de segunda-feira (9), o ex-deputado Akira Otsubo (MDB), atual vice-prefeito de Bataguassu, anunciou que estará na disputa do pleito à deputado estadual na eleições deste ano. Aos 80 anos, Akira tentará seu oitavo mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

    Em entrevista à reportagem da 98 FM, Akira Otsubo informou que a decisão foi tomada após reunião com o ex-governador e pré-candidato ao governo do MS, André Puccinelli e outras lideranças do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que ocorreu em Campo Grande.

    Quando questionado sobre os motivos que o fizeram tomar a decisão de concorrer à deputado estadual, o vice-prefeito alegou que a empreitada política para a próxima eleição, até então, estava fora de cogitação, devido a compromissos particulares e também por estar vice-prefeito de Bataguassu. Porém, devido à pedidos do próprio ex-governador André Puccinelli, bem como da Comunidade Japonesa do Mato Grosso do Sul e de líderes partidários, ele acabou cedendo ao convite. “Eu particularmente não cogitava a ideia de concorrer nestas eleições. Participei de algumas reuniões e encontrei antigos amigos políticos que insistiram e me incentivaram a tentar retornar para o legislativo estadual”, disse Akira à reportagem.
    ©Sergio Melucci 
    Ainda durante a entrevista, o ex-deputado garantiu que, mesmo aos 80 anos, tem vigor suficiente para encarar a corrida eleitoral deste ano. “Estou pronto para me dedicar à futura campanha e para trabalhar ainda mais pelo Estado”, disse o vice-prefeito de Bataguassu.

    Em relação ao cargo de vice-prefeito de Bataguassu, Akira confirmou que não precisará se desincompatibilizar do cargo, pois de acordo com regra especifica, vices (, vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito) podem se candidatar a outros cargos, preservando seus mandatos, desde que, não tenham sucedido ou substituído o titular nos últimos seis meses anteriores ao pleito.

    Vida Política

    Com quase 50 anos de vida pública, Akira Otsubo ingressou na política em meados de 1969, quando foi eleito a vereador do município de Três Lagoas, onde permaneceu durante três mandados. Em 1982 ele foi eleito a deputado estadual, também pelo PMDB, ocupando a cadeira do legislativo sul-mato-grossense por 7 mandatos consecutivos. Já em 2010 concorreu para o cargo de deputado federal, alcançando 49.944 votos, ficando como suplente do então PMDB na Câmara dos Deputados.

    Em 2013, após afastamento do ex-deputado federal Edson Giroto e após perder as eleições de 2012 para prefeito de Bataguassu, Akira chegou à bancada federal, onde permaneceu até 2014.

    Hoje, Akira Otsubo ocupa o cargo de vice-prefeito de Bataguassu, dividindo o Poder Executivo do município com o atual prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB).

    Fonte: Redação Portal 98 FM 
    Imprimir