CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/03/2018

    TRÊS LAGOAS| Município participou da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

    Promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, evento reuniu mais de duas mil pessoas de todos os Estados do Brasil

    © Divulgação 
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas esteve representada em Brasília, no período de 27 de fevereiro a 2 de março, participando da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde.

    Os representantes de Três Lagoas foram eleitos por ocasião da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, realizada em Campo Grande, em novembro de 2017, para representarem o Estado de Mato Grosso do Sul, em Brasília.

    Estiveram em Brasília, representando o segmento dos gestores, Alcides Divino Ferreira e Maria Aparecida de Oliveira. Os dois são servidores da SMS e coordenadores de Setores do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento.
    © Divulgação
    Representando o segmento dos trabalhadores em Saúde, foram eleitos Maria José Batista da Silva (coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador) e Renato Soares (Agente de Endemias). Foi eleita também, como representante dos usuários da Saúde, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Três Lagoas, Vilma Portela. 

    A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde teve como tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS (Sistema Único de Saúde) Público de Qualidade”.

    O evento reuniu mais de duas mil pessoas de todo o Brasil, eleitos como delegados de seus respectivos Estados nas Conferências Estaduais, realizadas em 2017.
    © Divulgação
    Entre os participantes, incluindo os de Três Lagoas, estavam estudantes, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todos os Estados do Brasil.

    Os debates tiveram como objetivo consolidar uma proposta para a criação de uma política nacional de Vigilância em Saúde e para o fortalecimento das ações de proteção às ações de Saúde pública no País.

    A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos de prevenção de doenças.

    Esse amplo tema, discutido nesse evento em Brasília, foi dividido em questões relacionadas à vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, vigilância sanitária e vigilância em saúde do trabalhador.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir