CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/03/2018

    Evento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS Brasil

    © Divulgação
    O Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun lançou o Prêmio ODS Brasil, deu posse ao Comitê de Instalação da Câmara Temática e divulgou o Plano de Ação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em âmbito nacional em cerimônia no Salão Oeste do Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira.

    A Comissão Nacional para os ODS é um dos resultados do Governo Brasileiro de estabelecer Governança Nacional para a Agenda 2030 de forma participativa e inclusiva, contando com representantes da sociedade civil e governos. Tem por finalidade disseminar, implementar e monitorar as metas para o Desenvolvimento Sustentável.

    A divulgação do Plano é fruto do primeiro trabalho desenvolvido da Comissão Nacional e tem como eixos estratégicos: Gestão e Governança, Disseminação, Agenda 2030 Brasil (Internalização), Territorialização (Interiorização) e Acompanhamento e Monitoramento dos ODS. Os eixos estratégicos contemplam inúmeras iniciativas que fomentam o desenvolvimento sustentável, destacando-se dentre elas a instituição do Comitê de Instalação da Câmara Temática “Parcerias e Meios de implentação” e o lançamento do Prêmio ODS Brasil.

    O Comitê de Instalação da Câmara Temática, empossado hoje, irá estabelecer as condições e termos de funcionamento para os trabalhos dos seus representantes.

    No evento, o Ministro Marun falou sobre a diversidade, riqueza cultural e o espírito colaborativo do povo brasileiro, e acentuou acerca da necessidade de se compatibilizar o progresso com a preservação do planeta.

    “Este Prêmio visa estimular gestores públicos, empresas, organizações da sociedade civil e outras instituições, na realização de projetos sustentáveis que sirvam de referência para a criação de novas políticas públicas.

    Inspirando, assim, a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável”, destacou o Ministro.

    Estiveram presentes no encontro o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, Embaixador da Costa Rica, Jaime Gabel Bermúdez, Presidente TCU, Raimundo Carreiro, Diretora da Agência Nacional de Águas, Christiane Dias Ferreira, Heloísa Oliveira, Fundação Abrinq, e representantes da sociedade civil.

    Os ODS fazem parte de Protocolo Internacional da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas - ONU, que englobam 169 metas para a orientação de boas práticas sociais, econômicas, ambientais e institucionais. O Prêmio ODS Brasil reconhecerá e valorizará estas boas práticas locais que irão contribuir para o cumprimento das metas ODS e a melhoria da qualidade de vida da população.

    A Agenda 2030 pertence a todos os brasileiros e requer o estabelecimento de parcerias entre os poderes executivo, legislativo, judiciário, governos locais e a sociedade civil, para que sejam priorizadas a formulação de políticas públicas e ações sustentáveis que garantam o equilíbrio econômico, o bem estar social e a proteção do planeta.

    Fonte: .secretariadegoverno.gov.br


    Imprimir