CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/03/2018

    Câmara sedia 2ª edição dos Diálogos Contemporâneos com palestras mensais até junho


    A Câmara Municipal de Campo Grande sedia de 12 de março a 11 de junho a 2ª edição do Projeto "Diálogos Contemporâneos", reunindo grandes nomes da atualidade para discutir o contexto histórico, social, político e cultural, promovendo uma reflexão sobre o Brasil do século XXI. Ao todo serão oito palestras, com entrada franca, realizadas sempre às segundas-feiras, às 19 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis. Simultaneamente, as mesmas palestras serão realizadas também em Brasília-DF, nas terças-feiras subsequentes.

    A proposta do projeto é despertar o pensamento crítico sobre o país e levar o público a refletir sobre o país dentro de seu contexto histórico, social, político e cultural. Para isso, foram convidados intelectuais, pesquisadores e especialistas em diversas áreas para palestras com uma hora de duração, seguidas de debates com o público presente.
    © Divulgação
    A filósofa e escritora Márcia Tiburi, autora do livro “Como Conversar com um Fascista”, abre os Diálogos Contemporâneos no dia 12 de março com o tema “Vozes dissonantes - ética, liberdade e autoritarismo na internet”. Serão abordadas questões como os tortuosos conceitos de moral e ética no ambiente virtual, os limites entre ser liberdade de expressão e crime e, também, a eficiência da legislação vigente para combater os abusos no mundo digital.

    De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Prof. João Rocha, "é uma honra para esta Casa de Leis receber um ciclo de conferências com temas tão atuais e relevantes para a sociedade. A Câmara é um espaço democrático, a Casa do Povo, e nada melhor do que abrir espaço para este tipo de debate. Nosso objetivo é abrir cada vez mais o Legislativo para iniciativas como esta, trazendo a população para participar e discutir o país e a cidade que queremos", afirmou o parlamentar.

    Participam, ainda, dos Diálogos Contemporâneos Mirian Goldenberg, Renato Janine, Jessé Souza, Viviane Mosé, Vladimir Safatle e Ignácio de Loyola Brandão. Entre os temas propostos ao longo do projeto estão a depressão e a solidão, em “O Espaço do Amor e da Afetividade nas Grandes Cidades”; caminhos para a educação em “A educação no Brasil, a realidade contemporânea e os novos instrumentos para a formação de crianças e jovens”; as dificuldades de ascensão social em “Mobilidade social e empreendedorismo - o estado, o mercado e as possibilidades de superação das desigualdades e de ascensão social na sociedade brasileira” e as redes sociais e novas formas de mídias em “Mundo digital e sociedade em rede - o declínio das mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”.

    Também serão debatidos temas como o consumo e a questão ambiental em “A cultura do descarte, a sociedade de consumo e a tragédia do meio ambiente”; a causa indígena em “Os esquecidos: Identidade, Território e afirmação das Nações Indígenas brasileira”; a convivência entre diferentes em “Diversidade Cultural e de Gênero no Brasil; a construção de uma sociedade democrática e fraterna e o respeito às diferenças” e a religiosidade o estado laico em “Estado, Igreja e Democracia - Novas Religiões, Teologia da Prosperidade e os desafios do secularismo”.

    Após a realização, as palestras ficarão disponíveis no site do evento para ampliar o alcance da diversidade de pensamentos proposta pelo programa e democratizar o acesso da população em geral a debates sobre temas que afetam diretamente a vida em sociedade. Diálogos Contemporâneos que acontece simultaneamente em Campo Grande e Brasília é uma iniciativa da Associação Amigos do Cinema e da Cultura sob a direção geral de Nilson Rodrigues e produção executiva em Mato Grosso do Sul de Pedro Ortale.

    Serviço 

    As palestras serão realizadas no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, no bairro Jatiúka Park.

    Confira a programação completa de palestras:

    - Dia 12 de março, às 19 horas

    Abertura oficial e Conferência "Ética, liberdade e autoritarismo na internet" - Márcia Tiburi

    - Dia 19 de março, às 19 horas

    Conferência "Educação e formação de crianças e jovens" - Renato Janine

    - Dia 2 de abril, às 19 horas

    Conferência "Mundo digital e sociedade em rede" - Viviane Mosé

    - Dia 16 de abril, às 19 horas

    Conferência "A formação do Brasil" - Jessé Souza

    - Dia 14 de maio, às 19 horas

    Conferência "Estado, Igreja e Democracia" - Vladimir Safatle 

    - Dia 28 de maio, às 19 horas

    Conferência "Cultura do descarte e sociedade de consumo" - Ignácio de Loyola Brandão

    - Dia 4 de junho, às 19 horas

    Conferência "Mobilidade social e empreendedorismo" - Luiz Gonzaga Belluzo

    - Dia 12 de junho, às 19 horas

    Encerramento oficial e Conferência "Amor e afetividade nas grandes cidades" - Mirian Goldenberg.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir