CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/03/2018

    Centro Integrado de Atenção Psicossocial da Cassems realiza mais uma rodada de palestras psicoeducativas

    ©Ernesto Franco
    Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) da Cassems realiza palestras psicoeducativas aos seus beneficiários. O serviço é gratuito e os interessados podem adquirir o cronograma de palestras no setor de Psicologia do Ciaps. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3325-9610. Além das palestras psicoeducativas, o Ciaps também realiza psicoterapias em grupo. A coordenadora do setor de Psicologia da Cassems, Adriana Suzuki, explica que a ideia de oferecer essas ações nasceu junto com necessidade de criar o Ciaps.

    “A ideia da psicoterapia em grupo veio junto com a criação do Ciaps, quando se pensou em um centro integrado, houve um estudo das necessidades dos beneficiários e percebemos que havia muitos que gostariam de realizar esse tipo de tratamento concomitante a psicoterapia individual ou como opção de tratamento psicológico. O objetivo é formar grupos psicoterapêuticos, visando o cuidado diferenciado aos beneficiários que buscam apoio com queixas voltadas ao sofrimento psíquico, trabalhando com indivíduos com queixas semelhantes, promovendo interação social, diminuição do sofrimento através da escuta, fortalecendo as relações humanas e relações interpessoais, entre outros”, avalia.

    Adriana conta também que as palestras psicoeducativas foram idealizadas com o intuito de oferecer esclarecimentos e informações sobre saúde mental aos beneficiários. Inspirada na psicoeducação, essa técnica busca fazer com que o paciente colabore com o tratamento.

    “Essa necessidade foi identificada em demandas verbalizadas nas triagens para encaminhamento ao tratamento psicológico dos beneficiários. Inspirada na psicoeducação, que é uma técnica interventiva onde o psicólogo demonstra ao paciente a sua patologia em todo o contexto, a fim de que o paciente entenda e passe a colaborar ativamente com todo o processo terapêutico. Portanto, as palestras psicoeducativas poderão atuar tanto como intervenção preventiva quanto auxiliar o tratamento dos beneficiários e seus familiares. O objetivo dessas palestras informações e esclarecimentos aos beneficiários e seus familiares sobre as psicopatologias e formas de intervenções, bem como propiciar maiores orientações para o cuidado em saúde mental”, explica.

    Palestras Psicoeducativas

    As palestras psicoeducativas iniciaram em setembro de 2016 com o tema “Ansiedade” e, desde então, são promovidas mensalmente, no período vespertino. Já foram realizadas nove palestras e, para este ano, o cronograma está elaborado até o dezembro, sempre com temas relevantes aos beneficiários. A ideia inicial é oferecer um cronograma novo, com novas palestras, a cada ano, visando aumentar a participação aos familiares dos pacientes do Ciaps. As palestras são gratuitas e são disponibilizadas 15 vagas por palestra.

    Psicoterapia em Grupo 

    São grupos terapêuticos formados por pessoas com problemas emocionais semelhantes, onde há um psicólogo mediador que conduz as reuniões. Essa técnica utiliza a interação entre seus membros para promover o bem-estar e qualidade de vida aos indivíduos participantes. Com a terapia grupal é possível trabalhar diferentes aspectos, visando promover alivio dos indivíduos.

    Os encontram promovem alento e segurança aos seus integrantes, pois através da troca de informações que há entre o grupo, descobrem que outras pessoas passam por problemas e angustias semelhantes às dele. Com esta interação é possível que aconteça ideias para enfrentamento dos problemas trabalhados, pois a dinâmica do tratamento facilita o compartilhamento de experiências e isso contribui para o desenvolvimento pessoal dos demais participantes.

    Confira a programação das palestras psicoeducativas para o 2018:

    - 20 de março – Compreendendo a ansiedade. Como prevenir ou tratar?
    - 24 de abril – Compreendendo o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Como tratar?
    - 22 de maio – Conhecendo as emoções e desenvolvendo inteligência emocional.
    - 19 de junho – Conhecendo o transtorno afetivo bipolar. Como tratar?
    - 24 de julho – Entendendo o estresse: sintomas, causas e efeitos.
    - 21 de agosto – Compreendendo a esquizofrenia. Como conviver e tratar?
    - 18 de setembro – Compreendendo a depressão: como prevenir ou tratar?
    - 23 de outubro – Transtornos alimentares e obesidade: como prevenir ou tratar?
    - 20 de novembro – Compreendendo os transtornos de ansiedade: síndrome do pânico.
    - 11 de dezembro – Envelhecimento saudável x patológico: orientações de prevenção e tratamentos.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir