O presidente da Republica Epitácio Pessoa sanciona em 1919 a lei para criação em Ponta Porã o 11º RCI (Regimento de Cavalaria Independente), sendo seu primeiro Comandante o Capitão Hipólito Paes Campos, anos mais tarde na década de 40 e iniciada a construção das futuras instalações do 11º RC em Ponta Porã.
O patrulhamento da região fronteiriça era de incumbência do 11º RC que realizava barreiras (bloqueios) em pontos estratégicos para averiguações de todos que entravam e saiam, coibindo o contrabando e tráfico em geral neste período histórico. Na década 1930, assumiu o comando do 11º RC Regimento de Cavalaria neste período histórico o Tenente-coronel Eurico Gaspar Dutra, o 11º RC MEC leva o nome para homenagear e reverenciar aquele que além de ter comandado esta unidade militar de fronteira teve a honra de comandar a Presidência do Brasil no período de 1946 a 1951.
Desde sua criação ao longo das décadas muitos foram os valorosos soldados que serviram nesta unidade militar, o 11º RC MEC tem em sua história a participação de praças na segunda Guerra Mundial, como em várias colaborações em conjunto com a (ONU-Organizações das Nações Unidas), sendo as mais recentes no Haiti. O 11º RC MEC está localizado na Avenida Brasil na área central, ponto de entrada da cidade há mais 99 anos sempre a postos para proteger os filhos desta vasta terra acolhedora e gentil, mas sempre alerta se necessário para proteger as fronteiras do Brasil.
Análise da historiografia por relatos e fontes documentais permite rememorar o cotidiano de um povo, perpetuando sua memória através da história dentro do desenvolvimento regional fronteiriço.
“O povo sempre tem razão“ Eurico Gaspar Dutra
Pesquisador: Professor Yhulds Giovani Bueno - Pós-graduado em Ensino de História e Geografia - UNIVALE Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Mestrando PPGDRS/UEMS/UNIDADE PONTA PORÃ-MS.

