CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/01/2018

    Sesi inicia etapa de reservas de doses de vacinas contra H1N1 para indústrias de MS

    © Divulgação
    Pensando na saúde e segurança dos trabalhadores das indústrias de Mato Grosso do Sul, o Sesi iniciou a etapa de reservas e pré-aquisição das doses de vacina contra a gripe H1N1, mais conhecida como “Gripe Suína” ou “Gripe A”. Indústrias interessadas em distribuir a vacina aos colaboradores podem entrar em contato com o Sesi pelo telefone 0800 723 7374 e encomendar as doses, sendo que, ao todo, são oferecidas as vacinas trivalente, que imuniza contra dois vírus da influenza A e influenza B, e a quadrivalente, que além desses vírus imuniza contra uma segunda cepa do vírus da influenza B.

    “As vacinas diminuem a transmissão da doença na população em geral, porque, ao me vacinar, deixo de pegar a doença e de ser uma fonte transmissora, especialmente dentro de um ambiente como o da indústria, onde existe uma grande aglomeração de trabalhadores. Por isso, o ideal é que a maior parcela deles esteja vacinada. Desta forma, o vírus não circula, e aquela minoria que, por alguma razão, como uma alergia à vacina, não está protegida, acaba não pegando a doença”, explicou a diretora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Adriana Rossignoli Sato.
    © Divulgação
    No calendário vacinal de 2018, a aplicação das doses está prevista a partir de maio, início do período que antecede a maior incidência de gripe e outras doenças respiratórias. “A vacina é liberada pouco antes do inverno, porque antes os laboratórios analisam quais vírus estão circulando mais, para então fabricar uma vacina específica contra eles. Como o laboratório produz sob demanda, este é o momento de as indústrias manifestarem o interesse e informar qual a quantidade de doses necessária para vacinar seus trabalhadores”, acrescentou a médica Adriana Sato.

    Histórico

    Desde a primeira campanha de vacinação nas indústrias do Estado, iniciada pelo Sesi em 2014, pelo menos 60 mil trabalhadores já foram vacinados, enquanto em 2017 foram 20 mil doses foram aplicadas e a expectativa é chegar a 30 mil em 2018, acrescenta o gerente do Sesi de Campo Grande, Helton Leal, que coordena a campanha.

    “Para este ano, a expectativa é beneficiar o trabalhador da indústria ampliando sua segurança e, consequentemente, melhorando a produtividade da indústria e reduzindo os indicadores de absenteísmo. Nossos horários são 100% flexíveis, com a possibilidade de aplicação das doses até mesmo no período da madrugada, sempre para assegurar que não haja nenhum tipo de comprometimento do processo produtivo da indústria”, destacou.

    De 2009 para cá, quando a pandemia do H1N1 matou mais de duas mil pessoas no Brasil, o País não registrava um número tão alto de vítimas pelo vírus. Em 2016, último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, 886 pessoas faleceram por H1N1, 33 delas em Mato Grosso do Sul.

    Serviço 

    Mais informações pelo telefone 0800 723 7374.


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir