CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    31/01/2018

    BATAGUASSU| Produção da Horta Comunitária do Santa Luzia beneficia famílias carentes do bairro

    © Micael Nunes
    Transformar áreas públicas em espaços para a produção de alimentos através do trabalho voluntário de famílias inseridas em programas sociais de baixa renda e em situação de risco alimentar, com objetivo de utilização de produtos para subsistência. Esses são objetivos do projeto Horta Comunitária viabilizado pela administração municipal desde 2014, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

    Há pouco mais de um mês, segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), 12 canteiros entregues para 12 famílias do bairro Santa Luzia já colhem frutos da atividade que visa ainda oportunizar geração de emprego e renda com a comercialização do excedente dos produtos.

    Caravina comenta que o projeto foi iniciado no bairro Jardim Campo Grande e que está sendo expandido para demais localidades. No Jardim Santa Luzia, estão sendo produzidas verduras e legumes, entre elas, alface, rúcula, cebolinha, coentro, salsinha, rabanetes, beterrabas, cenouras e couve para consumo próprio. A ideia é que o excedente seja comercializado posteriormente, como já informado. 

    Segundo o prefeito, apesar da atividade ser direcionada para as mulheres, os maridos também tem sido parte fundamental na atividade, já que eles ajudam no desenvolvimento da hora, nos plantios e tratos culturais necessários.
    © Micael Nunes
    Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, para o início da atividade, as primeiras mudas foram doadas por parceiros do projeto. Todo o sistema de irrigação, instalação de sombrite para proteção do cultivo; destinação de calcário e adubo para plantios na área; e a construção de um almoxarifado para acomodação de ferramentas de trabalho também foram disponibilizados pela administração em atendimento as famílias.

    O município prossegue ainda arcando com os custos de água e energia elétrica para o desenvolvimento da horta assim como o fornecimento de insumos e auxílio na parte de assistência técnica voltada aos produtores. 

    SERVIÇO

    A Horta Comunitária do bairro Jardim Santa Luzia fica localizada na rua Amazonas esquina com a rua Diamantino. 

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir