CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/11/2016

    Sanesul inaugura memorial para expor seus 11 “Oscars do Saneamento”

    Conhecido como o “Oscar do Saneamento”, o PNQS (Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento) é o maior prêmio do saneamento da América Latina.

    PNQS categoria prata vencida pela unidade de Naviraí

    A Sanesul inaugurou nesta segunda-feira (07), na sede administrativa, em Campo Grande, memorial onde estão expostos os 11 prêmios conquistados em suas participações no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), maior prêmio do setor na América Latina, conhecido como “Oscar do Saneamento”. Todas as vezes em que participou da premiação, que acontece desde 1997, a Sanesul ganhou o PNQS em alguma categoria.

    “É importante expor em um memorial o trabalho realizado pelos funcionários Sanesul ao longo dos anos, que fez com que o PNQS fosse conquistado por onze vezes. O Prêmio reconhece o trabalho das empresas de saneamento que buscam a eficiência no desempenho e a melhoria contínua das atividades, e justamente por isso nos estimula na implantação de práticas de gestão modernas voltadas para alto desempenho e para obtenção de resultados, trazendo capacitação operacional e gerencial”, afirmou o diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha.

    Quando o prêmio foi instituído pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em 1997, a Sanesul aceitou o convite para participar, conquistou o prêmio pela unidade de Naviraí, e seguiu levando o prêmio em 1998 (unidades de Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba). Em 2012, as unidades de Ponta Porã e Dourados conquistaram o nível cobre, em 2013 Coxim e Naviraí conquistaram o nível básico cobre e nível I bronze, respectivamente, e em 2014, a Gerência Regional Corumbá e as unidades de Coxim e Naviraí venceram as categorias nível básico cobre, nível I bronze e nível II prata, respectivamente.

    “A Sanesul é hoje conhecida no cenário nacional, integrada às instituições que discutem o saneamento e acima de tudo respeitada pelos projetos, prêmios e resultados alcançados. E isso também traz como ingrediente a participação e o sucesso pelo bom desempenho em todas as edições que participamos deste e de outros projetos. Todos estão de parabéns pela dedicação em tornar a Sanesul uma Empresa sólida e vencedora", disse o diretor de Administração e Finanças, André Soukef.

    “Estamos organizando visitas de hoje até quarta-feira para que todos os funcionários da sede conheçam o memorial e vejam os prêmios. As pessoas estão vindo conhecer, se interessaram e isso nos deixa muito felizes porque é uma oportunidade de mostrar nossas glórias e um incentivo para continuarmos sempre aprimorando nosso trabalho. É um premiação de todos nós, porque é um trabalho conjunto, e gostaria que todos se sentissem representados nesses prêmios”, destacou a gerente de Desenvolvimento Empresarial, Márcia Helena Mello Santana.

    Segundo Márcia, a expectativa é que ano que vem a Sanesul se prepare novamente, escolha algumas localidades, e retome a participação no PNQS em 2018. “O prêmio é a cereja do bolo, mas o mais importante é o aprendizado, a reflexão sobre a gestão, sobre os nossos processos operacionais, comerciais, administrativos, financeiros, análise de resultados, análise de indicadores e avaliação das lideranças locais. É importante enaltecer esses prêmios e permanecer neste caminho. Eu penso que a divulgação tem que ser permanente, estamos voltados para as nossas rotinas e é um momento de retomar e alinhar esse conhecimento de todos”.

    “Todas as edições que a Sanesul participou ganhamos algum prêmio.

    Funcionário confere memorial

    Participar é uma preparação, muitas vezes temos outras atividades que são prioritárias e acaba que isso nos impede de participar naquele ano. Nos anos em que a Diretoria decide participar, a gente estabelece uma equipe, que trabalha no estudo, na preparação dos relatórios de gestão e na metodologia que será utilizada. É um processo parecido com uma auditoria, eles analisam liderança, processos, resultados, Plano de Metas, e a Sanesul, representando Mato Grosso do Sul, fez um bom papel em todas as vezes em que participou da premiação, e isso para nós é motivo de orgulho. O que a gente quer é conquistar mais prêmios e que a gestão seja avaliada e vencedora”, concluiu Márcia.

    Naviraí foi a unidade da Sanesul que por mais vezes conquistou PNQS. Para o gerente regional Paulo Nepomuceno, que administrou Naviraí por 16 anos, e hoje está à frente da Gerência Regional de Dourados, o aprendizado é o que mais conta. “A questão dos gerenciamentos dos serviços, a relação com o cliente, com a comunidade em geral, valorização da Empresa e do empregado, eficiência no trabalho, produtividade, essas lições ficaram após recebermos o prêmio, por isso vale muito a pena participar. Todos os funcionários ficam engajados por um objetivo comum”, conta Paulo.

    “Vencer o Oscar do Saneamento nacional reforça o espírito de equipe e mostra que a Sanesul é uma Empresa que se preocupa com a qualidade dos seus serviços e de suas operações. Vencemos graças à boa gestão, governança, planejamento e organização. Para a Gerência Regional de Coxim foi de grande valia ter participado. Hoje somos uma equipe mais coesa, unida, com motivação para atingir os objetivos e quem sabe ganhar a categoria platina”, completou o gerente regional de Coxim, Leocir Miranda.

    De acordo com o gestor de processo de eletromecânica, Ronildo de Oliveira, que trabalha há 28 anos na Sanesul, foi muito interessante conhecer o memorial e ver que a Sanesul está bem avaliada no ranking nacional. “Não tínhamos conhecimento que eram tantos prêmios que a Sanesul já ganhou. É bom saber que o nosso trabalho foi reconhecido, eleva a moral da equipe e mostra que a qualidade dos serviços prestados”.

    Funcionário da Gerência Jurídica há nove anos, Izabel Cristina Nunes de Rezende também se surpreendeu com o memorial. “Sabia que já tínhamos conquistado alguns prêmios, mas não que eram 11 PNQS, e isso demonstra excelência. É muito legal reunir todos em um só local, achei fantástico, e mostra que o nosso trabalho está rendendo prêmios. Este reconhecimento é mais um critério de motivação para estarmos sempre buscando mais”, disse.

    PNQS

    Conhecido como o “Oscar do Saneamento”, o PNQS é o maior prêmio do saneamento da América Latina. O Prêmio é oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) às empresas brasileiras de saneamento que se destacaram por boas práticas de gestão e obtiveram resultados superiores em cada categoria. São oito critérios avaliados: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados.
    Gerente Márcia Helena faz a descrição dos prêmios para os funcionários

    Memorial está localizado na sede administrativa da Sanesul




    Fonte: ASSECOM
    Por: Larissa Almeida


    Imprimir