| Divulgação |
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, foi realizado nessa última quinta feira dia 29/10 na Unidade de Estratégica de Saúde da Família (USF) José Gisfredo, aconteceu às 8h30 (Brasília).
Essa cerimônia tem o princípio da valorização e o bem estar da população , foi realizado o evento de teve uma palestra organizada pela Gerência Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa.
O evento Ação Mulher em comemoração ao Outubro Rosa, que será realizado na O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto.
E para isso foi realizado um grande evento coordenado pela equipe de saúde, realizando a decoração das unidades de saúde com a cor símbolo da campanha.
O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo, o nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002.
As mulheres foram recepcionadas pela equipe de saúde, pelo prefeito Cacildo Dagno, primeira dama Roseli Preste,Vice José Milton, gerente de Saúde Silmara Braga, gerente de educação Cleudelice, Gerente de Assistência Social Adriana Assis e pela equipe do CRAS onde participaram de uma palestra que se iniciou 10:00 horas, e foram tiradas duvidas com a palestrante Samantha Cruz, alem de realização de exames destro e aferimento de pressão, e depois participarão de um caminhada pelas avenidas da cidade.
Segundo a gestora de Saúde de Santa Rita do Pardo, Silmara de Souza Braga, esta é uma forma de chamar a atenção das mulheres. “Queremos que as mulheres se preocupem com a doença e façam exames preventivos para prevenir. Essa deve ser uma preocupação constante, afinal o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres.”
O Prefeito Cacildo Dagno reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.”
O coordenador Gilson Braga e a enfermeira relatarão que estão contentes com o número de mulheres que compareceram na unidade, pois isso mostra que as mulheres estão preocupadas consigo mesmas e conscientes em relação a sua saúde. Durante todo o dia foram coletados dezenas de exames Papanicolau, e o mesmo e realizado regularmente na UBSF Jose Gisfredo.
Ao término das atividades foram sorteados vários brindes entre as participantes logo após participaram de um café da tarde preparado especialmente para elas.
...
Fonte: ASSECOM