CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/01/2013

    Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel

    Divulgação

    A Petrobras informou nesta segunda-feira que vai reajustar os preços de venda nas refinarias dos derivados abaixo, a partir da meia-noite desta quarta-feira (30/1). A gasolina vai subir nas refinarias 6,6%, enquanto o diesel, 5,4%.

    Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

    O reajuste, segundo a Petrobras, foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, buscando alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

    Em 24 de janeiro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Município do Rio (Sindcomb), Manuel Fonseca da Costa, já havia informado que o reajuste da Petrobras não deverá causar grande impacto para o consumidor.

    — Não existe muito espaço para aumentos. Portanto, o reajuste deve ficar mesmo em torno de 5%. Esse é um aumento necessário e razoável, até porque há muitos meses que o preço está o mesmo — ressaltou Costa.

    Há um ano e meio, o preço da gasolina segue estabilizado em R$ 2,85 nos postos do Rio, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Este será o maior impacto nos últimos anos. Desde janeiro de 2011, a alta acumulada ficou em apenas 8,2%, abaixo da inflação do período, de 12,3%.

    Fonte: Extra