CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/11/2021

    Troféu Zumbi dos Palmares homenageia 30 personalidades pelo Dia da Consciência Negra

    Homenagem proposta pelo deputado Amarildo Cruz (PT) tem mais de uma década

     deputado Amarildo Cruz (PT)
    Trinta personalidades foram homenageadas com o Troféu Zumbi dos Palmares, na última sexta-feira (19), pelo Dia da Consciência Negra, em sessão solene, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

    Proposta pelo deputado Amarildo Cruz (PT), a reunião comemorativa contou com a presença de artistas, professores e lideranças que são referências na luta pelo combate ao racismo. A celebração foi instituída pelo Parlamento Estadual, por meio da Resolução 36/2009. É, portanto, mais de uma década do ato de reconhecimento.

    O deputado lembrou a importância do 20 de Novembro e das constantes lutas para o seu reconhecimento pela sociedade.

    “Momento de reflexão, de discussão, de busca de alternativas para fazer com que o povo negro pudesse ser incluído de uma forma digna na sociedade brasileira e que os indicadores sociais e econômicos, perversos com esse seguimento da nossa sociedade, demonstram ainda hoje que mesmo com 40 e 50 anos de luta assídua na história recente do nosso país, nós temos muito o que fazer e avançar ainda”.

    Apesar dos obstáculos, a data é um importante instrumento de consolidação das reivindicações do povo negro. “A luta trouxe o racismo para o centro do debate!”, destacou.

    Homenageados – Representando os homenageados, o doutor Reinaldo dos Santos, resgatou o passado de crueldade e exploração dos negros. “É sempre bom mencionar o passado que grande parte desse nosso País, dessa nossa nação, de dificuldade, de violência, de sofrimento, de direitos negados e esse passado influencia até hoje. Em um dia de homenagem como o de hoje, é importante lembrar as pessoas que tombaram com o gripo de protesto sufocado na garganta”.

    Também foram homenageados: Idalina da Silva; Sebastião Alves Mateus; Cecília Maria Pinto do Nascimento; Dr. Marcos André Sant’Ana Cardoso; Professora Vera Lucia dos Santos; Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus – Tia Eva – C. Grande; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul; Professora Isabela de Lourdes Silva Dantas Fernandes; Instituição Ilê Axé Angola Megemulebaonã; Severina da Silva e Inara Silva.

    Além de Osvair Barbosa da Silva; Comissão da Igualdade Racial – OAB; vereador Breno César Vitório Gonçalves; Lorival Rocha da Cruz; Nivaldo Cezar da Silva; Plinio Roberto Silva; Creuza Elizabeth da Matta; Laurentino Rodrigues de Lima; Carla Alexandra Rodrigues; Mariana Castelar de Oliveira Costa; Naiara da Silva Fonteles; Josimar Flor de Araujo; Eurídio Ben-hur Ferreira; Nélcia Rita Franco; Silvia Regina do Nascimento Salgueiro; Diego Lucas Barbosa; Silvana de Souza Ramos e Fernanda Moreira da Silva.

     Por: Tainá Jara Foto

    ***