CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/08/2021

    Projeto incentivado pela Águas Guariroba abre inscrições para oficina audiovisual gratuita em Campo Grande

    A iniciativa estimula a produção de mini-documentários sobre sustentabilidade

    Estão abertas as inscrições para o projeto gratuito Cultura Sustentável, que oferece curso prático e videoaulas sobre a produção de vídeos com temas relacionados à sustentabilidade. A oficina será destinada, principalmente, aos adolescentes, a partir dos 13 anos, e jovens adultos de Campo Grande. Não é preciso ter conhecimento prévio em audiovisual para participar. Os interessados poderão se inscrever através do endereço: https://materiais.numenprodutora.com.br/cultura-sustentavel. As vagas ficam abertas até 30 de agosto.

    Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Cultura Sustentável é executado pela Numen Produtora e oferecido pela Aegea Saneamento e sua concessionária local, a Águas Guariroba. A produtora cultural Numen utiliza a arte como vetor de transformação social, ambiental e urbana.

    O projeto se divide em duas etapas. Na primeira, que já está acontecendo e vai até o dia 16 de agosto, serão disponibilizadas sete videoaulas, com 08 minutos de duração cada, no canal do YouTube. Os episódios abordam desde a história do cinema às técnicas que podem ser utilizadas na gravação de vídeos com o celular.

    A partir da seleção dos alunos, no dia 13 de setembro começarão as oficinas online, que contarão com aulas virtuais sobre a produção de curtas-metragens documentais, produzidos por smartphones, com temática de sustentabilidade. Após completarem essa etapa, haverá a emissão de certificados. Dos 60 estudantes que participarão dessa parte, cinco terão suas produções selecionadas para serem apresentadas no evento regional do projeto e estarão concorrendo à premiação de um smartphone novo.

    O evento regional será realizado através de uma live no YouTube no dia 20 de novembro, e ficará posteriormente disponível no canal do Cultura Sustentável com legendagem descritiva. Como o projeto será disponibilizado também para as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA), será realizado um evento nacional, no dia 27 de novembro, com um teaser de todos os vídeos documentais selecionados e a revelação da premiação.

    Para Aegea é um imenso orgulho apoiar o projeto Cultura Sustentável em importantes cidades atendidas pela companhia. “Promover vidas mais dignas e saudáveis por meio dos nossos serviços em saneamento básico já está diretamente conectado com nossas premissas sustentáveis, sendo a água o principal elemento da vida. A Aegea acredita que a aproximação com a população local é essencial para transformação da realidade das pessoas e do meio ambiente,” destaca Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

    Para Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba, “o trabalho com jovens campo-grandenses reforça o compromisso da empresa em desenvolver soluções que vão além do saneamento básico. Nossa Licença Social para operar na cidade, desenvolvendo ações educacionais e de conscientização são essenciais para a formação das futuras gerações”.

    Sobre a Numen

    Sediada em Campinas, SP, a Numen Produtora atua no país todo, realizando projetos de sustentabilidade, urbanismo e cultura. Através de estudos sociais, a produtora estuda a demanda de cada cidade que atua, escolhendo a dedo quais iniciativas seriam mais benéficas para a comunidade. O seu intuito é levar recursos e ferramentas para a população seguir a realizar ações de transformação social após a realização dos projetos.


    ASSECOM

    ***