CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/06/2021

    Aprovado o projeto do deputado Zé Teixeira que institui campanha Dezembro Vermelho em MS

    deputado Zé Teixeira (DEM)
    Durante a sessão plenária desta terça-feira (29/06), foi aprovado pelos deputados estaduais o projeto de Lei 77/2021, de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM), que Inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, a “Campanha Dezembro Vermelho”. O projeto agora vai para sanção do Governador Reinaldo Azambuja.

    Segundo Zé Teixeira, autor da matéria, a Campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo conscientizar a população sobre o mês de luta contra o vírus da AIDS e deverá ser realizada por meio de eventos e de divulgação de material publicitário sobre o tema contra as doenças e o preconceito. “A inclusão no Calendário de Eventos do Estado será de grande relevância para o fortalecimento e intensificação desta campanha em Mato Grosso do Sul, com a adoção de ações de prevenção e informativos”, afirmou o parlamentar.

    De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019 foram registradas no Brasil 827 (oitocentas e vinte e sete) mil pessoas com o vírus HIV, sendo que 372 (trezentas e setenta e duas) mil estavam em tratamento e aproximadamente 112 (cento e doze) mil viviam com o HIV, mas ainda não sabiam. A maior concentração de infectados está na faixa etária de 20 (vinte) a 24 (vinte e quatro) anos, com média de 33,1 (trinta e três vírgula um) casos para cada 100 (cem) mil habitantes. Porém, na faixa etária entre 15 (quinze) e 19 (dezenove) anos, a média seria de 6,9 (seis vírgula nove) casos para cada 100 (cem) mil habitantes.

    Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria de Estado de Saúde – SES/MS, também em 2019, o número de novos casos de HIV/Aids cresceu 45,3% (quarenta e cinco vírgula três por cento) nos primeiros 11 (onze) meses no ano de 2017, em comparação com todo o ano de 2016. De forma que a quantidade de casos saltou de 1.027 (um mil e vinte e sete) para 1.493 (um mil quatrocentos e noventa e três), de acordo com dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação - Sinan.


    Por Gustavo Nunes

    ***