CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/02/2021

    Encontrado o primeiro foco de ferrugem asiática na soja em Chapadão do Sul

    ©DIVULGAÇÃO
    A Fundação Chapadão informou na tarde desta terça-feira, 16 de fevereiro, que foi encontrado o primeiro foco de ferrugem asiática na soja, na região de Chapadão do Sul.

    A soja DM73i75 - em estádio R7, apresentou sintomas, que foram encontrados nesta terça-feira (16) durante trabalho de consultoria dos autônomos Marcio Moura, Ramon Tiago e do Pesquisador Dr. Lucas Fantin, da Fundação Chapadão, que foram os responsáveis pela diagnose.

    O foco está em uma plantação da oleaginosa, localizada em uma propriedade rural na divisa do Município de Chapadão do Sul (MS) com Chapadão do Céu (GO).

    A Fundação Chapadão conduz um canteiro de sentinela, na Fundação Chapadão e segundo o pesquisador Dr. Lucas Fantin foram detectados esporos nas últimas duas semanas, aumentando o alerta sobre o eventual aparecimento da ferrugem nas áreas comerciais da região.

    “Fica o alerta para o avanço da doença nas áreas com semeadura mais tardia. O uso de produtos com características curativas associados a multissítios é importante para se manter o inóculo baixo”, alertou o pesquisador Fantin.

    Neste momento é importante que o produtor, seus gerentes e consultores estejam alertas para o surgimento da doença na região, principalmente nas cultivares mais tardias. A colheita da soja já teve início, mas as áreas com cultivares mais tardias necessitam também de total atenção neste momento.

    Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com a Fundação Chapadão para mais informações, com Pesquisador Dr. Lucas Fantin – 67-99967-1219.
    ©DIVULGAÇÃO

    ASSECOM

    ***