CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    24/09/2020

    ALEMS| Deputados aprovam certidões civis em braile aos deficientes visuais

    Proposta inclui as certidões de nascimento, casamento e óbito para este público em MS

    Deputados durante votação virtual na sessão desta quinta-feira ©REPRODUÇÃO
    Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que garante aos deficientes visuais o direito de ter certidões de registro civil, como de nascimento, casamento e óbito em braille, no Mato Grosso do Sul. Caso não se cumpra as medidas, estão previstas a aplicação de multas.

    “O sistema Braille é o único método eficaz de comunicação escrita para as pessoas com deficiência visual. O acesso à informação é direito de todos”, justifica o parlamentar”, justificou o deputado Lídio Lopes (Patri), autor do projeto.

    A proposta estabelece os critérios para pessoa ser considerada “deficiente visual” e ainda destaca que os cartórios de registro civil devem divulgar a lei e a prestação de serviços a este público.

    A emissão das certidões no sistema em braile não vai acarretar em acréscimo de valor cobrado nos cartórios, que terão um prazo de 180 dias após a publicação da lei, para se adequar a estas mudanças. Quem descumprir as medidas terá que pagar multa de 20 vezes o valor da certidão.

    O projeto irá passar por segunda votação e caso seja aprovado, segue para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria. 

    Fonte: CAMPO GRANDE NEWS
    Por: Leonardo Rocha



    Imprimir