CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/04/2020

    Médicos apontam que canabidiol pode melhorar o sistema imunológico

    ©DIVULGAÇÃO
    Com o mundo todo vivendo preocupações constantes por causa do novo coronavírus, um dos maiores desejos da população é aumentar a imunidade para ajudar na prevenção contra a doença. Isso fica claro ao vermos o aumento na procura por laranja, fonte de vitamina C, que age diretamente no sistema imunológico. Porém, essa imunidade também pode vir de onde menos esperamos: a cannabis. 

    A cannabis, popular maconha, é uma planta que possui diversos componentes, conhecidos como canabinoides. Entre eles está o canabidiol, muito conhecido por seu uso medicinal e por auxiliar no tratamento de diversas doenças, e encontrado principalmente no cânhamo. Por isso, os medicamentos a base de canabidiol já são regulamentados no Brasil, de acordo com várias normas da Anvisa. 

    Um dos benefícios pouco conhecidos do canabidiol, mas que gera mais interesse nos dias atuais, é a melhora que ele pode causar no sistema imunológico. Isso porque a cannabis pode agir no organismo como um antimicrobiano natural. Algumas importantes pesquisas sobre essa relação apareceram durante a epidemia de H1N1, em 2009. Naquela época, alguns médicos já apontaram os possíveis benefícios do canabidiol na prevenção e redução dos riscos da doença. 

    Outro ponto importante do canabidiol diz respeito à diminuição do risco de morte de um paciente no caso da contração de algum vírus. Porém, neste caso, não há nenhum estudo que comprova a relação, mesmo que pesquisas anteriores indicam que o canabidiol pode sim reduzir os casos letais por conta de suas propriedades. 

    A explicação é a seguinte: quando pegamos alguma doença causada por vírus, o sistema imunológico começa a atacar fortemente o intruso no corpo, causando as inflamações que nos fazem sentir os sintomas. Essa inflamação, em casos extremos, pode começar a matar as nossas células e, consequentemente, levar alguns órgãos a falência. Quando a inflamação foge do normal, o nosso corpo começa a liberar substâncias conhecidas como endocanabinoides, que servem para acalmar o sistema imunológico e reduzir os riscos da infecção. 

    O canabidiol é muito parecido com esses endocanabinoides que estão em nosso corpo. Então, caso a inflamação causada seja muito grave, a ponto do nosso corpo não conseguir produzir endocanabinoides em escala suficiente, os medicamentos a base de cannabis podem suplementar o nosso corpo e ajudar neste processo de reduzir o trabalho do sistema imunológico e amenizar os efeitos da doença. 

    Mesmo sem evidências de que isso se aplicaria a Covid-19, por ser uma doença totalmente nova e pouco conhecida pela comunidade científica, especialistas britânicos já cravaram que a procura pelo canabidiol pode aumentar repentinamente durante a pandemia, tendo em vista as suas propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Se você quiser saber mais sobre o canabidiol e suas propriedades medicinais, clique aqui



    Imprimir