CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/03/2020

    SAÚDE| Jovem que estava em festa na Valley é um dos primeiros casos de coronavírus em MS

    Casa noturna decidiu suspender atividades até que funcionários passem por testes

    ©REPRODUÇÃO
    Um dos dois primeiros casos de coronavírus confirmados em Mato Grosso do Sul é de jovem de 23 anos que esteve em festa de formatura na casa noturna Valley, em Campo Grande. Após a ida da jovem na boate, jovens que participaram da festa “surtaram” nas redes sociais.

    Conforme publicação da jovem no Instagram, neste sábado (14), o exame foi requisitado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon no dia 12 de março. A jovem procurou a unidade depois do namorado dela, que é de Campo Grande, mas vive no Rio de Janeiro, testar positivo para o vírus.

    Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o estado de saúde tanto da jovem quanto do outro paciente com o coronavírus, um homem de 31 anos, é bom, com sintomas leves, semelhantes ao de uma gripe.

    Diante da confirmação, a casa noturna decidiu suspender as atividades até que todos funcionários sejam testados para o novo vírus. O comunicado foi publicado nas redes sociais da Valley.

    Saiba como se prevenir

    A prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos vírus que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.

    Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

    Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.

    Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.

    As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.

    Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.

    Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em geral.



    Fonte: Midiamax
    Por: Aliny Mary Dias



    Imprimir