CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/03/2020

    Idosos reclamam do 2º dia com vacinas limitadas nos postos

    A assessoria de imprensa da Secretária Municipal de Saúde confirmou que várias unidade estão sem as doses

    Idosos reclama da desorganização e da falta das doses de vacina em unidades de saúde ©Marcos Maluf
    No segundo dia de vacinação, muitos idosos que foram até os postos de saúde credenciados para tomar a vacina contra a gripe H1N1 reclamaram da desorganização e da falta das doses nas unidades de saúde.

    Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dona Neta, na Rua Cora, no Bairro Guanandi, mais de 80 pessoas, a maioria idosos, aguardavam na fila, que dobrava a esquina, por volta das 8h30, sem manter a distância recomenda pelos órgãos de saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

    A informação repassada pelos funcionários era de que as doses não haviam chegado ainda e que não tinham previsão de chegada. O início da vacinação estava marcado para as 7h.

    Aos 80 anos, Antônia de Souza chegou a sentar na calçada após 3 horas de espera. “Minhas pernas estão doendo”, lamentou. Antônia contou que chegou bem cedo, porque ontem ao meio-dia foi até a unidade e já havia acabado todas as doses. “O duro é ficar gastando dinheiro com transporte”, disse.
    Cansada de esperar, Antônio de Souza chegou a sentar na calçada ©Marcos Maluf
    Acompanhando a mãe de 75 anos, Celi Fernandes, de 46 anos, também reclamou da demora. “Falam que os idosos têm que ficar de quarentena em casa, evitar a aglomeração, mas como? Se deixam a gente aqui, esperando numa fila enorme?” questionou.

    A assessoria de imprensa da Sesau (Secretária Muncipal de Saúde) confirmou que várias unidade estão sem as doses. Ainda segundo o órgão, a recomendação é para retornar em outro período.

    Vacinação - Voltada para idosos (acima de 60 anos) e profissionais da saúde, a ação de vacinação contra a gripe começou ontem (24) em Campo Grande, com pelo menos 60 pontos de imunização. A campanha de vacinação contra a gripe é realizada em todo o País e segue até o dia 15 de abril ainda que os sintomas possam ser similares, a vacina da gripe não imuniza contra o novo coronavírus, conforme destaca o Ministério da Saúde. Ainda não há vacina disponível contra a doença em pandemia. É necessário buscar atendimento em unidade básica de saúde se os sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória surgirem.

    Nas tendas montadas em unidades de saúde, o período de vacinação é das 7h às 11h e das 13h às 17h.Nas farmácias credenciadas, o horário é diferente: de 8h às 11h e das 14h às 18h. Veja, abaixo, os pontos de vacinação em Campo Grande.
    Idoso revoltado em uma das unidades de saúde credenciada para aplicar a vacina ©Marcos Maluf

    Fonte: campograndenews
    Por Viviane Oliveira e Clayton Neves



    Imprimir