CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/12/2019

    JAPORÃ| Eleitores do Município escolhem novo prefeito neste domingo

    Apenas um candidato está na disputa, após impedimento de postulante

    ©DIVULGAÇÃO
    Os 5.586 eleitores de Japorã, interior de Mato Grosso do Sul vão as urnas neste domingo (1º) para escolherem o novo prefeito do município. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) apenas um nome concorrer a administração da cidade, Paulão Franjotti (PL), atual vereador. 

    As eleições estão sendo realizadas porque em outubro o então prefeito, Vanderlei Bispo (PTB), o vice Gilvan Perin (PSDB), além da vereadora Daiana Franzoni (PRP) tiveram o afastamento do cargo determinado pelo TRE. Com os afastamentos, o presidente da Câmara Municipal, Franjoti (assumiu o cargo até a realização de uma nova eleição.

    Para concluir o mandato que vai até 31 de dezembro de 2020, a corte marcou para domingo o pleito que vai escolher o novo chefe do Executivo municipal e seu respectivo vice. Também foi determinado que a Câmara dê posse ao suplente da vereadora afastada.

    HISTÓRICO

    Bispo, Perin e Daiana foram condenados pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, Guilherme Henrique Berto de Almada, por captação ilícita de sufrágio nas eleições municipais de 2016.

    Em sua decisão, o magistrado considerou ter havido uso da máquina administrativa para promoção pessoal, desvio de verbas públicas para uso em campanha, distribuição de cestas básicas a famílias indígenas, reforma de poço artesiano em assentamento, simulação de compras de uniformes escolares e simulação de reforma de um prédio público.

    Ambos recorreram ao TRE, que manteve a cassação dos mandatos. Em seguida, eles recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou recurso e determinou a execução imediata da decisão da corte estadual.

    Fonte: CE
    Por: YARIMA MECCHI



    Imprimir