CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/11/2019

    Fórum Respeito dá o Tom promove debate sobre igualdade racial no ambiente corporativo

    ©DIVULGAÇÃO 
    Debater a igualdade racial no ambiente corporativo e promover o enfrentamento ao racismo foram os temas apresentados no 1º Fórum Respeito dá o Tom na sede da Águas Guariroba na tarde desta quarta-feira (20). O Fórum celebrou o Dia da Consciência Negra realizando uma roda de conversa para discutir a igualdade racial e o cenário do racismo no país. O evento contou com a participação do presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, da Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas, do ex-CEO do grupo Bayer Brasil, Theo Van der Loo, do gerente administrativo do IDBr, Tom Mendes e do prefeito de Campo Grande Marcos Trad, além de autoridades da Câmara de Vereadores e lideranças sociais.

    Para o presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a concessionária vem constantemente desenvolvendo ações do Programa Respeito dá o Tom ampliando o debate sobre a igualdade racial no ambiente empresarial.

    “O enfrentamento ao preconceito racial é um tema desenvolvido pela Águas Guariroba através do Respeito dá o Tom, tornando-se pioneira dentro do grupo Aegea. Temos hoje estabelecidos vários critérios que colocam a empresa à frente das questões raciais, se preocupando em levar até o ambiente corporativo um debate importante para todos os colaboradores”, destacou o presidente.
    ©DIVULGAÇÃO
    Empresário e ex-CEO do grupo Bayer Brasil, Theo Vander Loo, é um dos pioneiros no desenvolvimento de ações voltadas ao debate sobre o preconceito racial dentro de empresas. Servindo de inspiração para a criação do Respeito dá o Tom, o ex-CEO falou sobre o importante papel das empresas em desenvolver projetos que trazem a reflexão sobre a equidade racial no ambiente corporativo.

    “As empresas precisam se engajar cada vez no enfrentamento ao preconceito racial tanto por uma questão de justiça e como também de fazer o que é certo. É necessário olhar para aqueles que são excluídos, olhar para os potenciais talentos que não são incluídos no mercado de trabalho. O Respeito dá o Tom é um programa que serve de exemplo e de inspiração para aquelas empresas que estão no começo de suas ações e também para aquelas que já realizam, à continuar os seus projetos”, destacou.

    Representando o Instituto Identidades Brasil (ID_Br), o gerente administrativo, Tom Mendes falou sobre a importância da realização de um Fórum que aborde as questões raciais nas empresas, promovendo uma reflexão sobre a inclusão no mercado de trabalho. “O Fórum tem uma grande importância em mostrar o papel das empresas no enfrentamento ao racismo e em ampliar a conscientização sobre a igualdade racial. É essencial que as empresas reconheçam o papel social que representam e a importância em fomentar a igualdade dentro do mercado de trabalho”, disse.

    Respeito dá o Tom

    Completando 2 anos de criação em 2019, o Respeito dá o Tom é um programa da Aegea e tem como objetivo a diminuição da desigualdade racial no mercado de trabalho. Para promover a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional de seus colaboradores, o programa está fundamentado em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

    A Aegea possui o selo “Sim à Igualdade Racial”, do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil – uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção de direitos humanos e na luta pela igualdade racial da população negra, através da inserção no mercado de trabalho. A certificação significa que a empresa se compromete em realizar ações afirmativas voltadas à equidade racial em suas unidades.

    ASSECOM



    Imprimir