CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/11/2019

    Dono do Shopping China está entre os procurados em nova fase da Lava Jato

    Felipe Cogorno teve prisão decretada por juiz do Rio; pecuarista de Ponta Porã, mulher e filho também estão com ordem de prisão

    Agentes da Polícia Federal deixam mansão de pecuarista no centro de Ponta Porã ©PORANEWS
    O paraguaio Felipe Cogorno Alvarez, dono do Shopping China, maior loja de importados da América do Sul, também teve a prisão decretada na Operação Patrón, nova fase da Lava Jato deflagrada hoje (19) pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

    Além de Felipe Cogorno, outras 19 pessoas são alvos de mandados de prisão, entre elas o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes, sócio do doleiro Dario Messer, apontado como “o doleiro dos doleiros”, preso em julho deste ano.

    Apuramos que o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, também decretou a prisão do pecuarista de Ponta Porã Antonio Joaquim da Mota, da mulher dele Cecy Mendes Gonçalves da Mota e do filho do casal, Antonio Joaquim Mendes Gonçalves da Mota. A família Mota é tradicional em Ponta Porã, com forte atuação no ramo de pecuária e carne.

    Policiais federais cumpriram os mandados na mansão da família Mota na Avenida Brasil, centro de Ponta Porã, no haras onde são criados cavalos de raça e na fazenda de Antonio da Mota, também no município de Ponta Porã.

    Completam a lista dos mandados de prisão Dario Messer (doleiro, já preso), Alcione Maria Mello de Oliveira Athayde, Roland Pascal Gerbauld, Lucas Lucio Mereles Paredes, Luiz Carlos de Andrade Fonseca, José Fermin Valdez Gonzales, Maria Letícia Bóbeda Andrada, Orlando Mendes Gonçalves Stédile, Myra de Oliveira Athayde, Arleir Francisco Bellieny, Roque Fabiano Silveira, Najun Turner, Valter Pereira Lima, Edgar Ceverino Aranda Franco e Jorge Alberto Ojeda Segovia.

    Orlando Stédile é da família Mendes da Mota e mora em Ponta Porã, mas foi preso no Rio de Janeiro. Ele e Antonio Joaquim Mendes da Mota, o filho de Antonio da Mota, estão com prisão temporária decretada. No caso dos demais, as prisões são preventivas.

    Myra Athayde é namorada de Dario Messer e Alcione é mãe dela. Foram as seguidas viagens de Myra do Rio de Janeiro para o Paraguai que levaram a PF a chegar ao doleiro, em julho deste ano. Maria Letícia Bóbeda Andrada, filha do ex-senador paraguaio José Manuel Bóbeda, é advogada de Dario Messer no Paraguai.

    Fonte: campograndenews
    Por: Helio de Freitas, de Dourados



    Imprimir