CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/11/2019

    Caravana Dakila Pesquisas movimenta Rochedo com atividades esportivas e educativas

    ©DIVULGAÇÃO
    A Caravana Dakila Pesquisas movimentou quase mil pessoas em Rochedo, no sábado (16). Parte do calendário de comemorações dos 71 anos do município, o evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Rochedo em parceria com a Associação Dakila Pesquisas, com o apoio da Câmara Municipal de Rochedo e do Grupo Impacto de Comunicação. Realizado no Ginásio Municipal, entre 12h e 19h, contou com diversas atrações, como apresentações musicais, show humorístico, jogos de futebol, futsal e vôlei de areia. Os rochedenses também contaram com várias opções de barracas de comida e tiveram a oportunidade de interagir com o Bônus Dourado Mercantil (BDM), moeda social criada pelo Dakila.
    Prefeito de Rochedo, Juninho Ribeiro, agradece a presença da Caravana Dakila Pesquisas ©Celso Alexandre | Dakila Pesquisas
    Entre as autoridades presentes, estava o prefeito de Rochedo, Juninho Ribeiro; o secretário de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Marcos Larréia Alves; a secretária de Assistência Social, Edi Theodoro; o Diretor de Esportes, Reinaldo Ortiz; e o presidente da Câmara Municipal de Rochedo, Maguila. O vereador Rene Sergio Lima de Moura, de Jaraguari, também prestigiou o evento, assim como vários integrantes do Núcleo do Dakila MS, como os coordenadores Ricardo França e Andrea Dihl, além de associados de diversas regiões do Brasil e do exterior.
    Presidente da Câmara Municipal de Rochedo, Maguila, afirmou que a caravana é um evento para toda cidade tirar proveito. ©Celso Alexandre | Dakila Pesquisas
    “Estamos muito felizes em recepcionar todos vocês. É um prazer enorme da Prefeitura de Rochedo recebê-los aqui porque sei que grande parte de vocês são rochedenses de coração”, disse o prefeito Juninho. O presidente da Câmara Municipal de Rochedo corroborou do mesmo sentimento. “É uma grande satisfação receber o Dakila aqui de novo. Já os recebi na Câmara Municipal e este evento veio por meio de um pedido meu, através do Eli Sousa. É um evento para toda cidade tirar proveito e um modo de capitalizar o nosso comércio. Aqui tem vendedores de doces, salgados, churrasquinhos e todos terão lucro. É a realização de um sonho”, afirmou Maguila.

    A abertura do evento contou com a apresentação da banda Dakila Music e do músico local Andrezinho. Em seguida começaram os jogos. No futsal e futebol de campo masculino teve disputa entre Barbantinhos e Bom de Bola e Dakila contra Funcionários da Prefeitura. No feminino, teve Dakila contra Bom de Bola. Houve ainda partidas amadoras de vôlei de areia.

    Camila França agradeceu o apoio de todos os envolvidos em nome do presidente do Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, que na ocasião estava na Antártida realizando pesquisas. “Somos muito gratos pela porta que a prefeitura de Rochedo abriu para nós. Esta parceria, que tem se fortalecido cada vez mais, é muito importante para nós”, afirmou Camila, que faz parte da coordenação do Núcleo Dakila MS.

    Segundo ela, o objetivo da caravana é percorrer municípios, interagindo com a população e levando conhecimentos sobre diversas áreas, como saúde, genética, astronomia, finanças, além de promover esportes. 

    Para Marcos Larréia, este tipo ação tem o intuito de somar e desenvolver atividades que visam o bem comum. “Compete a nós oportunizar e garantir alternativas e condições de desenvolver a cidadania e é isso que estamos fazendo aqui com o apoio de vocês”, ressaltou o secretário de Educação. 

    Emocionado, o Diretor de Esportes, Reinaldo Ortiz, conhecido como Gucha, afirmou ser uma grande alegria trazer a caravana do Dakila para Rochedo. “É uma alegria enorme porque eu também sou conhecedor e frequentador do Dakila e estive na primeira Caravana em Corguinho. Não tenho como agradecer os benefícios que vocês estão trazendo para a cidade e para o esporte de Rochedo”, declarou.

    Luciene Jesus, moradora e atleta de Rochedo, aprovou a iniciativa. “O Dakila nos dá oportunidade e nos ajuda a querer crescer e a nos divertir. Nunca ninguém trouxe uma caravana aqui antes, muito menos envolvendo as crianças e idosos nos campeonatos. É diferente, fora que o Dakila expande o nosso conhecimento e nos desperta, fazendo a gente questionar mais as coisas”, ressaltou Luciene.

    Durante os jogos, a criançada se divertiu com o show da palhaça Esmeralda, interpretada pela atriz Lígia Rigo, associada do Dakila. Houve ainda apresentação do Bônus Dourado Mercantil e lançamento da campanha de troca de materiais recicláveis pela moeda social visando a multiplicação da prosperidade. Após juntar determinada quantidade de latas, copos de plásticos e outros recicláveis, os participantes receberam valores em BDM para trocar por produtos nas tendas dos comerciantes locais.

    A importância da moeda social

    De acordo com Urandir Fernandes de Oliveira, a moeda social traz independência e dignidade para as pessoas, gera mais empregos, renda, e melhora a qualidade de vida de todos. “Em todas as nossas caravanas fazemos esta ação para demonstrar a importância da moeda social. Elas não substituem o real, mas são complementares, garantindo que riquezas geradas num município ou comunidade sejam reinvestidas no local, fortalecendo o comércio da região e promovendo a inclusão social dos moradores’, esclarece o presidente do Dakila.

    O BDM já foi lançado em Rochedo e Corguinho. Em breve, estará disponível em outros municípios do MS.







    POR: CAMILA CORTEZ



    Imprimir