CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/10/2019

    CAARAPÓ| Prefeitura promove ato de encerramento da Semana Nacional do Trânsito nesta quinta-feira (3)

    Semana do Trânsito foi repleta de atividades, com envolvimento das instituições educacionais ©Dilermano Alves
    A prefeitura de Caarapó, por meio do Departamento de Transporte e Trânsito (Demtrat) e da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com o Detran/MS, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança e instituições educacionais, promove nesta quinta-feira (3), às 19h, no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), evento relativo ao encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Aberto ao público, o ato reunirá autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes das organizações parceiras.

    Neste ano, durante a Semana Nacional do Trânsito, realizada no período de 18 a 25 de setembro, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi “No Trânsito, o sentido é a vida”, desenvolvido com a finalidade de envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e o respeito, com vistas a conscientizar a sociedade e incentivando a mudança de comportamento para contribuir com um ambiente favorável à valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

    Em Caarapó, as instituições educacionais desenvolveram o Projeto “Educando para um Trânsito Seguro no Município”, com atividades lúdicas e significativas de conscientização por um trânsito mais seguro e tranquilo, com atividades ligadas diretamente à preservação de vidas humanas. Também foram realizadas passeatas, blitzes educativas, palestras, passeio ciclístico e panfletagem, com o objetivo de levar ao conhecimento dos usuários do trânsito as formas de prevenção de acidentes.

    No evento de encerramento, haverá apresentação cultural de teatro, a cargo de alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, que recentemente conquistaram o 1º e 2º lugar no 10º Festival Estudantil de Teatro para o Trânsito (Fetran), na fase regional, no município de Amambai.

    O Projeto Fetran é uma parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó, através da Escola Municipal Rui Barbosa, e destina-se a estudantes regularmente matriculados no sistema regular de ensino das escolas públicas e privadas.

    Neste ano, a Escola Municipal Rui Barbosa participou do 10º Fetran com duas peças teatrais: Categoria Infantil (alunos do 1º ao 5º ano), peça: “Maribel e a Família Fantasma”, conquistando o 1º lugar; Categoria Infanto-Juvenil (alunos do 6º ao 9º ano), peça “Amarelo”, 2º lugar.

    A peça Infantil “Maribel e a Família Fantasma”, encenada pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tem autoria e direção da professora Samara de Jesus Felício, colaboração da coordenadora Ana Paula Barros Costa (figurino) e a professora Aline Maria de Santana (maquiagem) e apoio logístico da coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Edna Sanada Araújo. Já a peça Infanto-Juvenil AMARELO, encenada pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tem autoria e direção do professor Michel Gil Coronel e colaboração da professora Lucileny Coronel (maquiagem) e Gabriel da Silva (cenário) e apoio logístico da coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Edna Sanada Araújo.

    Por: Dilermano Alves



    Imprimir