CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/09/2019

    TRÊS LAGOAS| Departamento de Agronegócio, SEMAGRO e produtores rurais se reúnem para discutir novas regras do Programa de Aquisição de Alimentos

    ©DIVULGAÇÃO 
    Na tarde da última quinta-feira (05), a equipe do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) se reuniu com pequenos produtores rurais e a representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) para explanar as novas regras de operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos - “PAA”.

    O encontro foi proposto pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER – e, conforme explicou a engenheira agrônoma da SEMAGRO, Karla Bethânia Ledesma de Nadai, o Programa deixa de ser responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) de Mato Grosso do Sul e passa a ser administrado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura.

    “Se antes, 100% do repasse do PAA era feito pela CONAB, agora passará a ser 10% e os 90% restantes de competência das prefeituras. Os núcleos municipais terão mais liberdade para estruturar as normas junto aos produtores”, disse Karla.

    O PAA regulamenta a compra e distribuição de hortifrutigranjeiros para atender aos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O Programa beneficia, principalmente, pequenos produtores rurais, inseridos na Agricultura Familiar.

    O secretário Toniel Fernandes, acompanhou a reunião e disse que a SEMEA poderá dar assistência aos produtores e intermediar o fornecimento de alimentos. “Essa mudança vai exigir adequações, recadastramento e orientações específicas. Quero colocar o Departamento de Agronegócio à disposição de todos os pequenos produtores para auxiliá-los no que for possível, para que continuem a fornecer seus produtos para a Assistência Social”, completou.
    ©DIVULGAÇÃO
    Participaram da reunião, o vereador Celso Yamaguti, a diretora de agronegócio, Amanda Pivotto, Cleide Nogueira e Sônia Nogueira Pinto, da AGRAER, Zemar Prado e Silvana Cristina, representando a SMAS, e representantes de associações e assentamentos de Três Lagoas. 

    ASSECOM



    Imprimir