CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/09/2019

    Prazo para licenciar veículo com placa final 9 termina nesta segunda-feira (30)

    Guia de pagamento deve ser emitida pela agência ou internet

    O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima ©DIVULGAÇÃO
    O mês de setembro está quase no fim e quem possui veículo com placa final 9 precisa se apressar e regularizar o licenciamento até amanhã dia 30 de setembro. O procedimento é obrigatório, sendo que em cada mês é necessário regularizar a situação de acordo com o último número da identificação.

    Para pagar o licenciamento, o usuário precisa emitir a guia em qualquer agência ou pelo site do Detran/MS e efetuar o pagamento nas próprias agências ou em bancos conveniados. Para saber em qual mês vence seu licenciamento confira o calendário do Detran. 

    O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel encontra-se em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo. O que na prática não acontece, pois a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), cujo porte é obrigatório ao condutor, não está vinculada a uma inspeção rigorosa do automóvel na maioria dos municípios brasileiros.

    O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo para um dos pátios do Detran.

    O contribuinte precisa ficar atento pois a guia de cobrança não chega em casa, é preciso tirar a guia na internet e pagar. Após o pagamento feito, o contribuinte pode retirar o documento na agência ou receber o documento em seu endereço após a quitação, para isso basta optar pela vantagem, clicando na opção na hora de solicitar a guia.

    Para receber o documento em casa, o proprietário do veículo precisa ter cadastro atualizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Dessa forma, o documento será entregue pelos Correios mediante o pagamento de taxa de correspondência, que deverá ser paga juntamente com a guia.

    Serviço

    O departamento tem um novo horário de atendimento. Com exceção das duas agências localizadas em shoppings de Campo Grande, o horário de atendimento ao público é das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, com uma hora de intervalo para o almoço.

    Por: BRUNA AQUINO



    Imprimir