CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/09/2019

    O avanço tecnológico e a estética bucal

    ©ILUSTRAÇÃO
    O campo da estética bucal vem ganhando espaço entre os tratamentos e procedimentos mais procurados na atualidade. 

    São procedimentos que corrigem alguma imperfeição, modificam o formato estético dentário e promove uma ação de prevenção contra possíveis doenças causadas pela má formação dos dentes. 

    Neste sentido, muitos dentistas estão se especializando em metodologias que contribuem para a melhora da aparência bucal das pessoas, incluindo o uso da tecnologia para criar opções seguras e com ótimos resultados. 

    FATORES DE RISCO QUE AFETAM A SAÚDE DOS DENTES 

    A saúde da boca também envolve a nutrição do organismo, com isso, quando negligenciada acaba afetando o corpo como um todo. 

    Desse modo, alguns fatores e práticas de risco podem afetar a saúde bucal, principalmente relacionado à falta de higiene da região bucal. 

    Doenças como placa bacteriana, cárie e doenças da gengiva são causadas pela falta de cuidado com escovação após cada alimentação. O consumo de cigarro é um fator de grande influência na saúde bucal, por conta das diversas toxinas que contém em seu produto. 

    Os cuidados com os dentes devem vir desde a infância, inclusive com atenção a rotina de higiene dental dos bebês

    O responsável deve realizar o processo de limpeza todos os dias, com materiais e produtos destinados às crianças pequenas. 

    A TECNOLOGIA A FAVOR DA ESTÉTICA DENTÁRIA 

    Com o avanço da tecnologia, a área da estética dental vem sendo beneficiada, com diversos tratamentos. Os implantes dentários computadorizados, lentes de contato para dar um novo aspecto aos dentes e a evolução dos aparelhos ortodônticos. 

    Os implantes dentários podem ser uma segura opção para corrigir a ausência de dentes, ocasionados por problemas relacionados ao enfraquecimento da arcada dentária, cigarro e doenças como diabetes e osteoporose, por exemplo. 

    Dessa forma, os procedimentos realizados para correção das imperfeições dentárias se tornam os mais atrativos para quem busca elevar a autoestima. Contudo, tratamentos como os clareamentos estão na lista de intervenções mais populares. 

    Outro tipo de intervenção mais comum é o uso dos aparelhos ortodônticos, que são capazes de alinhar e reestruturar a aparência do sorriso do paciente. O modelo de aparelho fixo metálico é um dos mais utilizados, com resultados graduais de acordo com cada perfil de paciente. 

    No entanto, a tendência do momento é um aparelho discreto capaz de ser invisível quando visto sem muita atenção. O aparelho invisível como também é chamado, possui plaquinhas transparentes que não aparecem com tanta facilidade como os modelos tradicionais com bráquetes e elásticos coloridos. 

    O modelo invisível possui a mesma função para alinhar os dentes, porém, suas características atribuem para um padrão removível. 

    Além da aparência discreta, este tipo de aparelho dental permite facilidade em fazer a limpeza bucal, pois para realizá-la é preciso retirar o aparelho da boca. 

    Seus resultados são semelhantes ao aparelho convencional, sendo planejado com antecedência e contando com equipamentos da mais alta tecnologia. 

    As manutenções são realizadas a cada dois meses, com trocas de peças e ajustes quando necessários. 

    Diante disso, é indispensável uma avaliação com um dentista de confiança, a qual abordará todos os motivos para se usar o aparelho invisível para os dentes. 

    Contudo, ao escolher este tipo de tratamento corretivo, é essencial que você não deixe de lado os cuidados com escovação. 

    Portanto, a prática de cuidados com os dentes deve ser algo contínuo, assim como uma vez ao ano consultar um dentista para analisar a saúde de seus dentes.



    Imprimir