CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/09/2019

    Médicos Veterinários com 25 e 50 Anos de Profissão serão homenageados pelo CRMV-MS

    A Solenidade está marcada para o dia 09 de setembro a partir das 19h na Famasul


    O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) realiza no dia 09 de setembro (segunda-feira) a partir das 19 horas, no auditório da Famasul, a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Médico Veterinário. Na oportunidade serão homenageados médicos veterinários que completam 25 e 50 anos de profissão.

    O tema da homenagem do CRMV-MS é: “Cuidar, Curar, Proteger, Pesquisar, Garantir, Amar, e Ser Humano Demais”, remetendo justamente ao variado leque de atuação que os médicos veterinários ocupam na sociedade. Cuidando dos pequenos animais, equinos, animais de produção, animais silvestres e exóticos e Inspeção de alimentos.

    Segundo o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva o evento tem como objetivo homenagear aqueles que se dedicam a Medicina Veterinária há 25 e 50 anos, ou seja, comemoram em 2019, suas bodas de prata e ouro como profissionais, respectivamente. “É uma oportunidade de fazer uma singela homenagem aqueles que garantem e cuidam da saúde animal, humana e do meio ambiente, concentrados na chamada Saúde Única. A profissão também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país”, avaliou.

    O trabalho dos médicos-veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.

    No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Isso significa que, desde então, os médicos-veterinários têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

    É o médico-veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

    Serviço

    Solenidade em Comemoração do Dia do Médico Veterinário

    Data: 09 de setembro de 2019

    Horário: a partir das 19 horas

    Local: Auditório da Famasul

    Endereço: R. Marcino dos Santos, 401 - Chácara Cachoeira


    Ascom CRMV-MS - Com informações da Assessoria de Comunicação do CFMV



    Imprimir