CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/09/2019

    Fortalece Turismo é lançado em Campo Grande para capacitar lideranças e desenvolver setor

    Programa é iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo do Estado para gestão colaborativa dos destinos turísticos

    Autoridades lançam programa na sede do Sebrae em Campo Grande
    Com a presença de empresários ligados ao turismo, o Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, lançou oficialmente nesta sexta-feira (6) em Campo Grande o programa Fortalece Turismo. A iniciativa capacitará lideranças empresariais e do poder público por meio de encontros presenciais, visando estimular uma gestão colaborativa dos destinos turísticos. Além da Capital, a ação foi lançada em Coxim e Bonito.

    De forma gratuita, as lideranças serão capacitadas em temas como a importância de uma visão de futuro mobilizadora no destino; as boas práticas existentes; gestão estratégica com foco em resultados, entre outros. Ao longo de quatro meses, cerca de 35 inscritos participarão dos encontros em cada município onde o Fortalece foi lançado.

    Durante a inauguração do projeto, a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, reforçou a parceria com o Governo do Estado, para trazer mais turistas para MS. "Nós que estamos nas instituições estamos fazendo o nosso trabalho, e agora fortaleceremos as lideranças do turismo para que o nosso Mato Grosso do Sul tenha cada vez mais visibilidade tanto no Brasil como internacional".

    Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur/MS), Bruno Wendling, o programa é um desdobramento de um trabalho já iniciado entre as instituições. “O fortalece vai dar continuidade ao trabalho de profissionalização das instâncias de governança. Com o Sebrae, criamos três: Caminho dos Ipês, a Rota Pantanal-Bonito, e a antiga Rota Norte que agora é Pantanal-Cerrado. Formalizamos essas instâncias e o Fortalece vai capacitar os líderes, para saírem com um planejamento estratégico”.

    O mentor do programa, Richard Alves, explicou que entre os objetivos, estão “contribuir para a atualização dos conhecimentos das lideranças envolvidas na gestão do turismo local, priorizar esforços e recursos em torno de prioridades estratégicas para o destino turístico e fortalecer o desenvolvimento turístico local com base em ações colaborativas das organizações locais”.

    Além do pensamento estratégico, o programa visa fazer os participantes refletirem sobre o futuro de suas regiões. A expectativa é envolver representantes de toda a cadeia do turismo, que engloba mais de 50 segmentos associados, como a gastronomia, a economia criativa e as agroindústrias.

    Conexões do Turismo

    No mesmo dia, os empresários participaram do Talk Show Conexões do Turismo, voltado para incentivar a criação de novos produtos turísticos em MS. A mediadora do encontro, a secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Melissa Tamaciro, disse aos participantes que é importante se manter sempre inovando, “queremos atualizar e organizar o turismo, fortalecendo o mercado para todos”.

    Ainda no evento, os empresários conheceram o case de sucesso do bar Velfarre, localizado no centro da Capital. O estabelecimento criou o produto “Walking Tour - Rota do Selfie”. “É atividade guiada por um profissional capacitado com visitações a museus, praças e monumentos e que termina com no bar com menu degustação de pratos típicos”, disse o sócio-proprietário Rodrigo Hata, lembrando que uma das marcas também é o letreiro "Eu amo CG".

    Para Hipólito Lima, um dos sócios-proprietários da Cervejaria Prosa, o trade turístico precisa caminhar junto. “Campo Grande é uma capital que precisa se consolidar não só dentro do cenário sul-mato-grossense, mas a nível nacional. As pessoas que lidam com o turismo precisam se integrar nas atividades do Sebrae e da Sectur no intuito de ter esse momento de discussão para se despertar e se qualificar, desenvolvendo as potencialidades para que sejamos atrativos”, finaliza.

    ASSECOM



    Imprimir