CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/08/2019

    Cidades com mais trânsito do mundo

    Mumbai, na Índia, Bogotá, na Colômbia, e Lima, no Peru, assumem o topo do ranking de piores congestionamentos do planeta

    ©DIVULGAÇÃO
    Mumbai, na Índia, é a cidade mais congestionada do planeta, segundo a empresa norte-americana de monitoramento via GPS TomTom. Ela está à frente de Bogotá, na Colômbia, e Lima, no Peru -- Nova Délhi, também na Índia, e Moscou, na Rússia, completam as cinco primeiras posições.

    Recife, na 10ª posição, é a primeira cidade do Brasil da lista, adiante de São Paulo, na 21ª posição, Fortaleza (50ª), Belo Horizonte (68ª), Curitiba (147ª) e Brasília (249ª).

    A TomTom mensura o tráfego de veículos em 403 cidades de 56 países por meio de um método em que contabiliza o tempo (em porcentagem) em que um deslocamento padrão costuma aumentar no horário de rush em relação ao que seria em um período sem congestionamentos. A comparação é feita a partir de trajetos iguais realizados por motoristas diferentes em momentos de vias livres e, depois, nos horários de rush.

    Em Mumbai, por exemplo, o tempo médio de uma mesma viagem realizada com as avenidas livres aumenta em 65% nos horários da manhã ou do fim da tarde, por exemplo. Em Recife, esse número é de 49%, e em São Paulo, de 42% -- a metrópole paulista subiu 53 posições em relação a 2017, quando registrava um acréscimo médio de 30% de tempo das viagens nos piores horários de trânsito.

    A cidade indiana tomou o lugar da Cidade do México, que aparecia no topo da lista de 2017. Naquele ano, o governo mexicano mudou as regras que determinam quais carros podem trafegar em dias específicos -- um programa conhecido como "Hoy no Circula" -- e revisou o sistema de testes de emissões para cortar a corrupção pela raiz. Os controles de trânsito obrigam que os motoristas cujo veículos não seguem padrões de emissão -- cerca de 20% da frota -- mantenham-se fora de circulação um dia por semana. A versão mais restritiva do projeto acabou em julho de 2016, permitindo que aproximadamente 600 mil veículos voltassem às ruas.

    Bucareste, na Romênia, apesar de ainda ser a cidade mais congestionada da Europa Ocidental, caiu da quinta para a 11ª posição. O aumento médio no tempo das viagens é de 52%. Segundo a TomTom, um dos motivos para o trânsito caótico da capital romena é que mesmo as vias secundárias ficam entupidas nos horários de rush, impedindo que sirvam como desafogo para as principais vias e avenidas. Muitos romenos usam seus veículos durante os períodos de pico para ir ao trabalho, levar as crianças à escola ou fazer compras, o que acaba por piorar a situação. 

    Ao contrário de outras metrópoles europeias, o governo local ainda não considerou a instalação de um pedágio eletrônico para circular por zonas especiais, como Londres, na Inglaterra, e Estocolmo, na Suécia, implementaram nos últimos anos.

    Os dados ainda indicam que o número de viagens feitas com carros em Bucareste representa cerca de metade do total de percursos feitos em distâncias maiores que um quilômetro, e que são em maior quantidade do que as feitas com transporte público. Para a TomTom, a paixão da cidade pelos automóveis tem uma explicação: os estacionamentos gratuitos.

    De acordo com o relatório, as taxas de engarrafamentos continuaram a crescer no mundo: em cerca de 75% das cidades da lista houve aumentos ou níveis estáveis de congestionamentos de veículos entre 2017 e 2018.



    Imprimir