CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/08/2019

    BATAYPORÃ| Manifestação pela reabertura do frigorífico será realizada neste sábado (03) no Município

    Empresa que chegou a gerar mais de 700 empregos diretos está fechada desde julho de 2015

    ©Acácio Gomes / Nova News
    A Associação Empresarial de Batayporã (ASEB) informa que, neste sábado (03), haverá uma manifestação no sentido de cobrar providências com relação à reabertura do frigorífico de Batayporã, que teve a produção suspensa desde julho de 2015.

    Segundo a entidade, o ato está sendo organizado por comerciantes e ex-funcionários da empresa*, sendo que, a concentração está marcada para às 14h, na Avenida Brasil, em frente ao pátio da feira do produtor, de onde a manifestação sairá em direção à planta frigorífica, localizada na MS-134, na saída para Nova Andradina.

    A intenção do movimento é chamar a atenção das lideranças ligadas à empresa sobre a importância de o frigorífico, que chegou a gerar cerca de 700 empregos diretos, volte a operar na cidade.

    Além de empresários, comerciantes e funcionários dos comércios, os organizadores esperaram que membros de outros segmentos da sociedade e a população em geral também participem.

    Mobilizações

    Desde novembro de 2018, lideranças locais e regionais iniciaram uma mobilização pela reativação do frigorífico de Batayporã. Nos últimos meses ocorreram diversas reuniões, uma audiência pública, aprovação de lei e demais movimentos relativos ao tema.

    Representantes do Setor de Indústrias e Comércios de Batayporã, Associação Empresarial de Batayporã, Sindicato Rural de Batayporã e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região estão empreendendo esforços no sentido de fazer com que a planta frigorífica volte a operar, seja sob a bandeira da Minerva Foods, que continua como locatária do imóvel, porém, sem produzir, ou de outro grupo interessado.

    Toda esta mobilização levou a Câmara Municipal a aprovar a indicação 085/2018, sobre a revogação da lei 259/93, de 20 de outubro de 1993, que trata da doação área da planta frigorífica do município a um grupo de empresários da região. A lei foi sancionada pelo Poder Executivo. Segundo as lideranças envolvidas na causa, não haverá descanso enquanto a questão do frigorífico não for resolvida.

    Em fevereiro deste ano ocorreu, na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em Campo Grande, um encontro que reuniu três diretores da Minerva Foods; o titular da secretaria, Jaime Verruck; o responsável pela planta frigorífica de Batayporã, Ademar Capuci e uma comitiva de Batayporã, formada pelo prefeito Jorge Takahashi; pelo diretor do Setor de Indústrias e Comércios, Miguel Monteiro; e pelos vereadores Cacildo Paião, Maurício Ribeiro e Danilo Enz.

    A ocasião serviu para debater a possibilidade de a Minerva Foods voltar a operar em Batayporã. Conforme apurado pelo Nova News, na reunião, os diretores da Minerva disseram ter interesse em reativar a unidade, porém, para que isso ocorra, será necessária a reconstrução da parte destruída por um incêndio ocorrido também em 2015, cerca de um mês após o anúncio do fechamento.

    Ainda nas palavras dos representantes da empresa, também seriam necessárias reformas e adaptações na planta frigorífica, para que a indústria esteja apta a cumprir as exigências do mercado de exportação de carne.

    Caso haja um consenso entre a empresa e o Governo, é possível que o frigorífico volte a operar após as devidas reformas e adaptações, sendo que, a mobilização a ser realizada neste sábado (03) tem como objetivo cobrar mais agilidade na tramitação das negociações. (*Matéria editada às 18h31 de 01/08/2019 para atualização de informações - Em contato com o Nova News, representantes da Aseb afirmaram que, diferente do que havia sido informado anteriormente, a entidade apoia a manifestação mas não é responsável pela sua organização).

    Por: Acácio Gomes, Nova News



    Imprimir