CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/07/2019

    TRÊS LAGOAS| Dia de Luta Contra as Hepatites teve Audiência Pública na Câmara Municipal e testes rápidos na Praça Senador Ramez Tebet

    ©DIVULGAÇÃO
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais (IST-Aids/HV) participou de ações conjuntas alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, neste final de semana.

    Junto com a SMS, participaram desta mobilização a Câmara Municipal, graças à propositura da vereadora Isabel Cristina, e os dois clubes rotários, ou seja, o Rotary Club “Três Lagoas” e o Rotary Club “Três Lagoas Cidade das Águas”.

    Oficialmente instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado anualmente no dia 28 de julho e, em Três Lagoas, a data foi lembrada com a realização de Audiência Pública, na Câmara Municipal, na noite de sexta-feira (26), centralizada na temática “Defenda-se – Vamos Juntos Erradicar a Hepatite C”.

    No evento, ao lado da vereadora Cristina, estavam: secretária de Saúde, Angelina Zuque; presidente do Rotary Club “Três Lagoas”, Daniel Hidalgo Dantas; presidente do Rotary Club “Três Lagoas Cidade das Águas”, Luiz Guilherme Barreto Queiroz; vereador da Câmara Municipal de Campo Grande, Epaminondas Vicente Silva Neto, mais conhecido como “vereador Papy”; e o pastor da Igreja El Shaddai de Campo Grande, Edilson Vicente da Silva. 
    ©DIVULGAÇÃO
    Angelina Zuque agradeceu e destacou a importância das parcerias do Rotary Club e o trabalho “dedicado, competente e sério” das equipes do IST- Aids, nas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais.

    “Temos que convencer as pessoas e esclarecê-las que as Hepatites Virais precisam ser conhecidas e diagnosticadas a tempo, porque, com tratamento adequado, estas doenças têm cura”, orientou Angelina.

    “Este é um grande e humanitário desafio assumido pelo Rotary Club Internacional e que tem a adesão e participação dos dois Clubes de Três Lagoas”, destacou Daniel Dantas, na manhã de sábado (27).

    Ele participou, junto com os “companheiros e companheiras do Rotary” e das equipes do IST-Aids/HV, da ação de conscientização e realização de testes rápidos de diagnóstico de HV, na Praça Senador “Ramez Tebet”, no Centro.

      



    Por: Carlos Alberto



    Imprimir