CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/07/2019

    Senador Nelsinho Trad organiza reunião com ministro da Educação para tratar de recursos para UFMS e IFMS

    ©Luis Carlos Campos Sales
    Como coordenador da bancada federal, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) organizou reunião de deputados federais e senadores do Estado com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar de investimentos para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). “O ministro ficou bastante satisfeito com os resultados que as nossas instituições de ensino vêm alcançando e nos explicou os trâmites para conseguirmos a liberação dos recursos necessários”, afirmou o senador Nelsinho Trad.

    Durante o encontro, os reitores da UFMS, Marcelo Turine, e IFMS, Luiz Simão Staszczak, apresentaram panorama de atividades das instituições de ensino, número de alunos, projetos estratégicos e investimentos necessários. O grupo solicitou primeiro o término da construção da sede definitiva do campus de Naviraí do IFMS, que necessita de R$ 8 milhões para conclusão a serem liberados até 2021. 

    O reitor Luiz Simão, ainda, destacou a necessidade de novas salas de aula para que o Instituto possa atender novos alunos em vários municípios. “Por enquanto estamos com as contas em dia, conseguindo deixar tudo organizado, mas precisamos a partir de setembro de verbas para custeio. Também é prioridade investimentos para novas salas de aula e laboratórios em Campo Grande, Dourados, Jardim e Nova Andradina, além de um programa de adequação da segurança e acessibilidade em todos os campi”, explicou.

    Já o reitor da UFMS, Marcelo Turine, convidou o ministro e os parlamentares para uma série de dez inaugurações que serão realizadas no dia 22 de julho na UFMS, como laboratório multi-usuário de modelos experimentais de doença, teatro de música e cozinha escola do restaurante universitário e, também, pediu a liberação de recursos. “Estamos muito felizes pela inauguração destas novas obras, mas precisamos que sejam liberados R$ 24,4 em emendas, que estão no orçamento deste ano e por conta do contingenciamento do Governo, o dinheiro está bloqueado”, disse Marcelo Turine.

    Com esse recurso, segundo o reitor da UFMS, serão construídos o Parque Científico e Tecnológico de Bioeconomia e academia escola em Campo Grande, complexo multiuso de salas e laboratórios em Três Lagoas, fábrica de software e laboratórios de tecnologias, revitalização do Teatro Glauce Rocha, e obras nos restaurantes universitários de Três Lagoas e Campo Grande.

    O ministro Abraham Weintraub elogiou a apresentação dos reitores e deu instruções aos parlamentares e reitores sobre os trâmites que devem ser executados para que os recursos sejam liberados. “É isso que eu espero que as instituições nos tragam, um panorama completo do que tem, do que está sendo executado e o que é necessário para que possamos agilizar as demandas”. 

    Por: Larissa Almeida Cremer Teixeira



    Imprimir