CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/07/2019

    BATAGUASSU| Em reunião, TJ-MS e municípios anunciam acordo sobre criação da 3ª Vara Judicial da Comarca e ampliação do Fórum local

    ©ÉDSON RIBEIRO
    Durante reunião desenvolvida nesta sexta-feira, dia 12 de julho, entre o desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MS) e os prefeitos de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) e de Santa Rita do Pardo, Cacildo Dagno Pereira (PSDB), foi debatida e acordada a criação da 3ª Vara Judicial em Bataguassu. Foi anunciado ainda a execução das obras de reforma e ampliação da sede do Fórum.

    O encontro foi desenvolvido na sede do TJ-MS, em Campo Grande, às 14 horas (horário MS) e contou com a presença do deputado estadual Gerson Claro (PP); dos juízes Cezar Fidel Volpi e Marcel Goulart Vieira, da comarca de Bataguassu; do promotor de justiça de Bataguassu, Edival Goulart Quirin além do juiz auxiliar Fernando Cury e do diretor da Secretaria de Obras do TJ-MS, Daniel Felipe Hendges.
    ©ÉDSON RIBEIRO
    Segundo Caravina, após a reivindicação apresentada no primeiro semestre deste ano por parte dos gestores, houve a devolutiva das demandas solicitadas com parecer favorável da corte jurídica às solicitações. 

    Os pedidos referem-se a ampliação e reforma do Fórum de Bataguassu; e consequentemente a criação da 3ª Vara Judiciária no município. Para Santa Rita do Pardo, será executada a criação de um posto avançado de justiça no referido município, evitando o deslocamento dos munícipes daquela localidade para receber atendimento em Bataguassu. "Houve um entendimento por parte do desembargador Paschoal da necessidade das melhorias para os municípios. Agradecemos o apoio do deputado estadual Gerson Claro, que desde a primeira reunião está apoiando as nossas demandas e batalhando conosco essas reivindicações", destacou.

    Caravina salientou que para reforma do Fórum, o projeto contemplando as benfeitorias está quase pronto e foi, inclusive, apresentado na ocasião. "Essas benfeitorias já faziam parte do cronograma de melhorias propostas pelo Tribunal de Justiça e diante da possibilidade das obras de ampliação já havia sido ventilada a hipótese da criação da 3ª Vara Judicial em Bataguassu", revelou ele, que lembrou que no processo o município entrará com a parceria e viabilizará os recursos para a execução da obra, que deve ser iniciada ainda este ano”, informou ele. 

    No que se refere a criação da 3ª Vara, o prefeito observou que houve a solicitação do presidente do TJ-MS para que os estudos para análise da viabilidade sejam iniciados já na próxima semana por parte do órgão estadual. “Esta será mais uma grande conquista para Bataguassu, que já é polo regional em atendimentos de saúde; em educação e que em breve será polo regional em segurança pública com a criação da Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Bataguassu, que oferecerá atendimentos relacionados à Delegacia da Mulher, serviços de perícia, IML e identificação com emissão de carteiras de identidade”, considerou.

    O gestor, que é o atual presidente da Assomasul lembrou ainda que a partir da implantação da DRP em Bataguassu, a demanda judicial também sofrerá aumento. “Estamos preparando Bataguassu para o futuro, sempre com o objetivo é oferecer um melhor atendimento ao cidadão”, finalizou.  
    ©ÉDSON RIBEIRO

    Por: Bianca Lima



    Imprimir